As OTAs – Agências de Viagem Online estão dominando o mercado?

um comentário

É cada vez mais comum realizar compras pela internet atualmente. Os avanços tecnológicos trouxeram mais conforto para os consumidores, sendo possível, reservar um quarto de hotel com apenas alguns cliques.

Ao fazer uma pesquisa nos sites de busca por “Hotel em São Paulo”, por exemplo, aparecem resultados que priorizam sites de OTAs – Online Travel Agencies, e até mesmo, hotéis que aparecem no Google Maps para o destino escolhido pelo visitante. Esse resultado é fruto do posicionamento que conquistaram nos sites de busca com estratégias de SEO e Adwords.

Com isso, dois questionamentos podem ser feitos ao refletirmos sobre esse assunto: será que as Agências de Viagem Online estão dominando o mercado? E como o meu hotel pode se destacar nesse meio?

O que são OTAs e como funcionam?

A sigla OTA, no inglês Online Travel Agency, traduzido para o português significa Agência de Viagem Online, são sites especializados em venda de produtos de viagem para os consumidores interessados no segmento. Dentre os exemplos estão a Expedia.com, Decolar.com e Booking.com.

Normalmente, eles buscam oferecer ao viajante preços promocionais e uma lista de opções para que ele possa escolher o estabelecimento que mais lhe agrada. Elas funcionam como intermediários entre hotéis/companhias aéreas e consumidores, e para isso, recebem uma comissão. Elas podem reservar outros produtos como carros, pacotes, atividades e também cruzeiros.

Como estão as vendas em sites de hotéis x sites de OTAs?

De acordo com o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb), na “5ª edição da Pesquisa de Canais de Distribuição do FOHB”, em 2017, 18% de todas as diárias de hotéis foram realizadas por meio de uma OTA. Em 2016, esse número era de 13%. Já as vendas por meio dos sites do hotel atingiram 16% em 2017 contra 19%, em 2016. Em 2012, esse percentual equivalia a 25%.

Esse fato mostra que as OTAs têm se destacado no mercado em relação às reservas feitas no site do hotel. Apesar disso, as vendas diretas ainda seguem na liderança, com 30% das vendas em 2017.

A pesquisa foi realizada com 567 empreendimentos e 102.764 unidades habitacionais (UHs) de 18 de suas redes associadas. Os números representam 83% da oferta dos empreendimentos da entidade e apresentam os resultados entre os anos de 2015 a 2017, bem como sua série histórica.

Como utilizar as OTAs ao seu favor? 

Pelo fato das OTAs estarem bem ranqueadas em buscadores como o Google, isso permite que os consumidores cheguem até elas de forma mais rápida, dependendo do destino escolhido. Além disso, os consumidores podem olhar as opiniões sobre determinado estabelecimento e comparar preços para decidir em qual deles deseja fazer a reserva. Outro fato é a realização de reservas pelo mobile, que se tornou ainda mais fácil por meio de um aplicativo que te avisa sobre promoções e outras novidades. Se o seu hotel não tem uma presença online ou mesmo um sistema de reservas no próprio site, ele pode estar perdendo visitantes.

Todo hoteleiro deseja que suas reservas sejam fechadas diretamente em seu estabelecimento, para que não seja necessário o pagamento de comissão para um intermediário. O HotelB2C tem trabalhado neste sentido com clientes que desejam ter um equilíbrio entre vendas nas OTAs e Reservas Diretas, contribuindo para a melhoria dos seus sites e otimização da sua presença nas OTAs.

Cabe ao hoteleiro acompanhar o mercado, melhorar o site do seu estabelecimento de forma a aumentar suas reservas e saber otimizar os canais online da melhor forma possível. Ficou interessado no assunto e deseja saber como funciona? Entre em contato com nossos especialistas!

Uma resposta para “As OTAs – Agências de Viagem Online estão dominando o mercado?”

  1. Alexandre disse:

    Quem desenvolve o sistema das grandes otas?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *