7 maneiras de aumentar a ocupação do hotel na baixa temporada

Postado em 26 de setembro de 2022 em Gestão de Vendas Online, Tendências na Hotelaria, Vendas Diretas
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A alta temporada é um período excelente para o setor de hotelaria. Como hoteleiro, você tem uma alta demanda e recebe um grande fluxo de hóspedes. Nessa época, é mais fácil atingir uma ocupação total do hotel. No entanto, você sabe que, como acontece todos os anos, isso vai mudar em breve. Depois da alta temporada, vem à média temporada e, então, a baixa temporada, quando você precisa encontrar maneiras de atrair hóspedes e atingir a ocupação máxima do hotel. Essa é uma dura realidade e uma característica específica do setor global de hotelaria: todos os anos, os hoteleiros precisam lidar com as diferentes temporadas.

As temporadas estão relacionadas à concentração de fluxos de turistas em períodos específicos durante o ano devido a diversos motivos, como alterações climáticas, eventos, situação socioeconômica e hábitos de viagem dos turistas. Qualquer que seja o motivo, o que não muda é o fato de as diferentes temporadas criarem flutuações na demanda que afetam todos os aspectos, das finanças às operações de um hotel.

Por isso, é essencial conhecer bem a sazonalidade e saber como aumentar a ocupação durante a baixa temporada. Assim, você evita um fluxo de receita irregular, um baixo retorno em investimento de capital e a subutilização da equipe e das instalações.

Como aumentar a demanda fora da alta temporada

Confira a seguir estratégias simples e práticas para ajudar você a atrair cada vez mais hóspedes para o seu estabelecimento durante a baixa temporada.

 

1.  Implemente preços progressivos ou de temporada

A definição de preços por temporada inclui tarifas promocionais durante a baixa temporada e, também, preços adequados à alta temporada. Como o nome sugere, os preços dos quartos aumentam ou diminuem conforme a demanda de determinada época. Como discutido acima, a demanda alta ou baixa de uma temporada pode acontecer por diversos motivos, como pessoas visitando um estabelecimento na praia durante o verão ou preços de hotel com um aumento significativo. De acordo com o relatório da BCG, [Por que preços progressivos estão se tornando uma necessidade competitiva], a alteração de preço com base no valor de um cliente específico é uma necessidade competitiva no mundo digital atual.

O primeiro passo para implementar preços progressivos ou de temporada é segmentar o seu mercado em grupos por localização, demografia etc. Assim, você pode aplicar uma personalização de atributos para chegar ao valor que os seus quartos e serviços representam para um cliente em um determinado momento. O preço do quarto é apenas uma informação no mecanismo de preços. Combine-o com outros fatores, como preferências dos hóspedes, número de pessoas e compras complementares anteriores para criar preços personalizados para cada época.

2.  Ofereça recompensas para os clientes fiéis

Os hoteleiros utilizam programas de fidelidade tanto para atrair novos clientes quanto para mantê-los fiéis por anos. Os programas de fidelidade e de bônus também podem ajudar muito o seu estabelecimento a atrair mais hóspedes durante a baixa e a média temporadas. Acrescente os programas à sua próxima estratégia para começar a receber hóspedes rapidamente mesmo fora da alta temporada.

3.  Ofereça pacotes especiais

Oferecer pacotes especiais é uma das melhores maneiras de atrair hóspedes durante a média e baixa temporada. Você pode expandir os produtos oferecidos, por exemplo, e criar pacotes para ocasiões especiais que incluem acomodações e restaurantes para incentivar estadias mais longas. Quando os viajantes se hospedarem no seu hotel, ofereça descontos para as próximas reservas e promoções para estadias fora da alta temporada. Aproveite as ofertas e estratégias de marketing para incentivar os hóspedes a reservarem estadias mais longas, cobrindo assim boa parte da média temporada.

4.  Organize eventos

Eventos e atividades são algumas das maiores causas da sazonalidade, já que atraem muitas pessoas. Use esse fato ao seu favor, especialmente durante a baixa temporada, quando há menos opções disponíveis. Criar seu próprio evento, como um festival gastronômico, ou fazer uma parceria com o governo local para patrocinar um evento popular são apenas algumas das diversas opções para atrair hóspedes por meio de eventos.

5.  Ofereça instalações para um nicho

Ofertas de nicho estão se tornando mais populares a cada dia. O relatório da McKinsey observa que, “Em um mundo onde é mais barato e mais fácil do que nunca para as empresas atenderem a necessidades específicas e onde os clientes têm mais escolhas do que nunca, agradar ao público em geral está se tornando cada vez menos viável como objetivo ou requisito”. Por isso, você precisa pensar fora da caixa ao pensar em necessidades específicas de clientes para criar uma experiência única e interessante para eles. Como hoteleiro, o seu objetivo deve ser promover os produtos de turismo com base em características sazonais e nas demandas dos hóspedes.

As pessoas pensam em viagens e férias até durante a baixa temporada. Escolha um ou mais temas para o seu estabelecimento, dependendo do tamanho e do público-alvo. Realizar casamentos temáticos, oferecer instalações de spa e sauna, passeios por parques e trilhas, estadias que envolvam esportes e atividades, safáris locais e passeios educativos são opções a serem consideradas. Ofereça provisões para dias frios e chuvosos e transforme o seu nicho em um sucesso.

 

6.  Acompanha os padrões de estadia

Outra maneira de aumentar a ocupação do hotel durante os dias que antecedem a alta temporada é acompanhando e gerenciando os padrões de estadia. Para maximizar a ocupação e a receita nesses dias, implemente restrições à duração da estadia. Porém, isso deve ser feito com cuidado para não espantar clientes com restrições em excesso. De acordo com o site Hospitalitynet, “Encontrar um equilíbrio ao gerenciar a duração das estadias é essencial para buscar a ocupação total”.

Para chegar à capacidade máxima do seu hotel fora da alta temporada, você pode usar restrições de estadia que incluem: período de estadia mínimo, período de estadia máximo, datas fechadas para chegadas e datas fechadas para saídas.

7.  Atinja a sua base de clientes ideal

Finalmente, a sua estratégia de marketing deve complementar a sua estratégia de produto. Tente implementar uma abordagem de marketing com estratégia para divulgar diferentes ofertas e atrair diversos mercados em épocas variadas. Observe quem tem maiores chances de ser atraído por suas ofertas regulares ou de nicho em uma determinada época. Você vai descobrir que há diversos viajantes interessados nas suas instalações, como pessoas com idade mais avançada, frequentadores de shows, participantes de conferências, viajantes de negócios, pessoas que fazem viagens curtas etc. Então, use uma estratégia de marketing na baixa temporada para atingir a sua base de clientes ideal.

 

Aumente a procura pelo seu estabelecimento, entre em contato conosco e tenha a melhor estratégia para o seu hotel.

 

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