Como usar sistemas de informações para gestão de receitas para hotéis?

um comentário

Os sistemas hoteleiros são ferramentas que garantem maior rapidez e assertividade na gestão do meio de hospedagem. Ou seja, ao invés de utilizar papel, caneta e planilhas, você tem softwares que automatizam as tarefas e garantem qualidade nos processos.

Queremos mostrar nesse artigo, os diferentes sistemas de informação usados no hotel e como eles contribuem para o gerenciamento de receitas.

Sistemas de Gestão Empresarial (ERP) 

Os Sistemas de Gestão Empresarial (Enterprise Resource Planning – ERP) são responsáveis por reunir em um único local as informações gerenciais dos setores da empresa. Essas informações servirão de suporte para a tomada de decisões estratégica. Um ERP deve estar configurado com o USALI – System of Accounting for Lodging Industry (Sistema Uniforme de Contabilidade Analítica de Gestão Hoteleira), usado para a melhoria dos processos contábeis – e todos os demais sistemas hoteleiros.

Sistemas Hoteleiros para Gestão de Canais (CMS) 

O Sistema Hoteleiro para Gestão de Canais (Channel Manager SystemCMS) é responsável por atualizar o inventário do hotel nos diferentes canais de vendas. Ou seja, ao invés de entrar em cada site de OTA, o CM é responsável por fazer essa atualização. Por exemplo, um hóspede que não fez reserva prévia, decide se hospedar no hotel. A equipe da recepção fará o preenchimento de seus dados dentro do PMS, que fará a atualização no Sistema Central de Reservas (CRS), se houver uma integração com o CM, a atualização ocorrerá de forma automática.

Sistema de Gerenciamento de Receita (RMS)

O Sistema de Gerenciamento de Receitas (Revenue Management System – RMS) analisam os dados do hotel, a concorrência e a procura dos viajantes para calcular as melhores tarifas para as acomodações. Esse sistema permite que seja feita uma otimização dos preços em seus canais de distribuição de um único lugar. Eles analisam uma grande quantidade de dados de forma rápida, e são um suporte para a tomada de decisão dos Revenue Managers.

Sistema de Gestão de Hotéis (PMS)

O Sistema de Gestão de Hotéis (Property Management System – PMS) é um software para hotéis e pousadas essencial na gestão hoteleira profissional. É um dos sistemas mais completos que pode ser integrado a vários outros sistemas, tais como o motor de reservas, gerenciadores de canais e o RMS.

Uma das principais considerações que os PMS tem de vantagem para os hotéis são os relatórios gerenciais em que suas métricas auxiliam em tomadas de decisões importantes para todos os setores de um hotel.

Existem empresas que comercializam esses sistemas que vão variar de acordo com as funcionalidades. O mais básico PMS, geralmente, tem um painel de controle e gestão do inventário, assim o hoteleiro terá as informações mais importantes da reserva de seu hóspede.

Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM) 

O Customer Relationship Management (CRM), é o sistema responsável pelo relacionamento com o cliente, onde é possível realizar a coleta, organização e visualização dos dados dos hóspedes em um único lugar. Além disso, é possível enviar e-mails para essa base de contatos, pois esse sistema faz a segmentação do perfil dos hóspedes, além de pesquisas e outras funcionalidades.

Conclusão: O hotel possuir bons sistemas que trabalham de forma integrada, estes darão suporte ao RM (Revenue Manager) nas melhores tomadas de decisões. O PMS é a “espinha dorsal”, tecnologia fundamental neste conjunto de sistemas, que obrigatóriamente deve falar em duas vias (two-way integration), com o maior número de outras tecnologias para ter um banco de dados robusto para uma gestão profissional de seu hotel, sendo o RM- Revenue Management, o profissional que analisa os dados e pilota a distribuição e vendas.

Qual a sua opinião sobre esses sistemas? Eles contribuem para o gerenciamento de receitas do seu hotel? Deixe seu comentário!

Uma resposta para “Como usar sistemas de informações para gestão de receitas para hotéis?”

  1. Dorine disse:

    Hi

    Buy face mask to protect your loved ones from the deadly CoronaVirus. We wholesale N95 Masks and Surgical Masks for both adult and kids. The prices begin at $0.19 each. If interested, please check our site: pharmacyoutlets.online

    Cheers,

    Como usar sistemas de informações para gestão de receitas para hotéis?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *