Tecnologia na hotelaria e suas principais tendências 

um comentário

Pensar que a infraestrutura de um hotel por si só irá contribuir para trazer mais visitantes pode ser um erro. Além de ter um serviço de qualidade, ser bem atendido e desfrutar das comodidades do estabelecimento, os viajantes querem viver uma experiência diferenciada. Por isso, uma das formas de contribuir para uma melhora no faturamento é investir em tecnologia.

As novas tecnologias têm revolucionado a forma como o consumidor moderno faz as suas reservas. Saiba por que é importante investir na tecnologia dentro da hotelaria e quais são as principais tendências do setor.

Importância da tecnologia para a hotelaria 

A exigência dos consumidores aumenta cada vez mais. Aliás, há uma oferta crescente de hotéis ao seu dispor, e, portanto, uma liberdade maior para escolher aquele estabelecimento que o agrada. Por esse motivo, os hoteleiros precisam se diferenciar. Usar as ferramentas digitais para inovar no setor é um dos elementos que atraem hóspedes. A proposta é trazer mais conforto e comodidade, desde o momento em que fazem a sua reserva.

O grande segredo é superar as expectativas do hóspede. Deixá-lo satisfeito do início ao final de sua estadia. São exemplos de tendências, aplicações como reconhecimento facial, utilização de chatbots e, até mesmo, a realidade virtual que fazem sucesso e mostram o quanto a inovação no setor é um dos chamarizes para novos visitantes. 

Principais tendências no setor hoteleiro 

No hotel, você pode permitir o check in por meio de um aplicativo ou utilizando um código QR, sem a necessidade de imprimir um papel e entregar na recepção. Outras dicas envolvem integrar os meios de comunicação, oferecer climatização no quarto, etc. Fique por dentro das principais tendências do setor!

Realidade Virtual 

A realidade virtual permite que o visitante tenha experiências imersivas no destino ou estabelecimento antes de fechar a reserva. Ou seja, com um tour virtual, ele pode visitar o destino, a infraestrutura do hotel, ter uma vista incrível dos arredores e outros atrativos, pois será capaz de ver o ambiente em ângulos de 360º. É uma importante ferramenta para ajudar o futuro hóspede a escolher sua hospedagem. 

Robôs de Atendimento 

Até parece filme, mas esses sistemas que são robôs de atendimento já estão sendo utilizados em hotéis no exterior e no Brasil para a entrega de refeições, objetos e até para chamar o elevador. O intuito foi agilizar e tornar eficiente a prestação de serviços para os hóspedes. No Brasil, o primeiro hotel a utilizar um robô Rebeca para serviço de atendimento a hóspede está localizado em São Paulo. Outro exemplo é o robô concierge conhecido como Phil, com inteligência artificial, dá as boas-vindas e oferece informações para os hóspedes. 

Dispositivos Móveis 

Já imaginou utilizar um tablet para acionar a TV ou controlar outros sistemas do seu quarto? Um quarto de hotel totalmente tecnológico? Existem hotéis com várias opções inovadoras pelo mundo. Isso mostra que eles estão atentos às inovações e ao mercado. Em resumo, o objetivo é trazer uma experiência cada vez mais personalizada para o hóspede. Nada melhor do que proporcionar conforto para o seu visitante, não é mesmo?

Tecnologia de Reconhecimento 

As tecnologias de reconhecimento são uma das tendências tecnológicas emergentes mais importantes em geral, e seus usos potenciais no setor de hospitalidade são especialmente interessantes. Em particular, a biometria está sendo usada para inaugurar uma nova era de autenticações contínuas, e isso poderia beneficiar os processos do hotel e as compras dos clientes.

Por exemplo, imagine se a tecnologia de impressão digital ou reconhecimento facial pudesse ser usada em seu hotel para desbloquear quartos. Agora, considere os usos da mesma tecnologia para fins de check-in e check-out. No futuro, essa tecnologia também pode permitir compras completamente contínuas, com os pagamentos sendo autenticados pelo toque. 

Chatbots e Inteligência Artificial 

Na era moderna, os clientes esperam poder interagir com empresas de hospitalidade em vários canais digitais e receber respostas rápidas. É claro que, na verdade, ter a equipe monitorando todos esses canais e fornecer respostas rápidas pode ser difícil, se não impossível, que é onde os chatbots e a IA entram.

Os chatbots são capazes de entender perguntas simples e fornecer respostas quase instantaneamente, tirando o fardo da equipe de atendimento ao cliente e melhorando a experiência para os clientes. Enquanto isso, os usos da IA se estendem a outras áreas importantes para os hotéis, incluindo a análise de dados. 

Internet das coisas (IoT) 

Internet das Coisas ou, pela sigla “IoT” (Internet of Things), é um conceito atual e transformador sobre a conectividade entre objetos físicos utilizando sensores, chips e softwares. Quando falamos de “coisas” em IoT, estamos nos referindo a qualquer objeto que teve a implementação de sensores e outros sistemas digitais para funcionar de forma mais inteligente por meio da troca de informações com pessoas e outros objetos, não necessariamente utilizando conexões de internet.

Outra tendência tecnológica dentro da indústria da hospitalidade é a IoT “Internet das Coisas”, envolvendo a extensão da conectividade à Internet para objetos, dispositivos e eletrodomésticos do dia a dia. Esses dispositivos podem coletar dados e se comunicar ou interagir pela Internet, transformando dispositivos anteriormente não inteligentes em dispositivos “inteligentes”, que geralmente são semi ou totalmente autônomos.

Um exemplo disso que já está sendo usado no setor de hospitalidade são os termostatos habilitados para internet, que são usados para ajustar automaticamente a temperatura da sala nos horários de check-in e check-out, ou em resposta a oscilações de temperatura causadas pelo sol ou por janelas aberto. O mesmo conceito também está sendo implantado para iluminação, melhorando a eficiência energética, por exemplo, reduzindo a intensidade da luz durante o dia. 

Big Data 

A coleta de dados cresceu rapidamente em quase todos os setores, mas pode ser usada com grande eficácia pelas empresas de hospitalidade para fornecer experiências mais personalizadas. Por exemplo, pode ser usado por agentes de viagens para fazer recomendações de destinos inteligentes, com base em idade, sexo, orçamento, locais anteriores visitados e assim por diante.

Dentro do setor hoteleiro, o Big Data permite que as empresas identifiquem tendências, que podem ser usadas para fins de gerenciamento de receita. Isso permite abordagens mais orientadas a dados para estratégias de preços e permite que os líderes de negócios obtenham uma compreensão mais clara do desempenho atual dos negócios e das influências externas que afetam o desempenho.

O que você pensa sobre as tecnologias aplicadas ao setor hoteleiro? Compartilhe conosco o seu comentário!

Uma resposta para “Tecnologia na hotelaria e suas principais tendências ”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *