Precificação para hotelaria: 4 dicas de como implementar no seu estabelecimento

Comente!

Gerenciar e definir a melhor forma de precificação na hotelaria é uma das tarefas mais importantes para qualquer hoteleiro que deseja oferecer um preço justo, competitivo e que seja rentável para os negócios.

Com a evolução da indústria hoteleira, diversos fatos contribuíram para a mudança da forma como o hoteleiro apresenta seu tarifário ao mercado. A complexidade aumentou com o surgimento da internet, os preços se tornaram cada vez mais dinâmicos e dúvidas surgiram para melhorar ainda mais a gestão de preços: quais preços definir de segunda a sexta, aos finais de semana, feriados e outras datas comemorativas? Será que posso cobrar um valor fixo ou preciso tornar meu tarifário mais dinâmico?

Para ajudá-lo a construir uma boa estratégia de preços, trouxemos algumas dicas essenciais para implementar corretamente a precificação no seu estabelecimento. Veja!

1. Confira o Preço Médio
Você já verificou quais são os preços médios de seus concorrentes? Será que essas tarifas podem afetar a demanda no seu estabelecimento e a percepção de valor que o mercado tem sobre ele?

Bom, entenda que pesquisar preços de hotéis se tornou uma tarefa rápida e interessante por causa das OTAs. O consumidor tem a seu dispor ferramentas capazes de comparar preços de forma rápida para escolher qual será sua hospedagem. Estabelecimentos que oferecem preços mais competitivos acabam se destacando. Por isso, é tão importante saber qual é o momento certo para oferecer preço baixo para que o desconto não atrapalhe as finanças do estabelecimento.

2. Saiba fazer a Gestão da Hotelaria
Você sabe quais são os custos do seu hotel ou pousada? Para uma boa gestão e formação de preço, o hoteleiro deve acompanhar os softwares e os relatórios que mostram como está o negócio. É preciso saber como utilizar os dados a seu favor para que a estratégia de precificação seja eficiente. Uma dica é conversar com sua equipe de vendas, revenue management e toda a área financeira para coletar essas informações.

Entenda também qual o tempo médio de estadia dos seus hóspedes, quais as datas costumam ser mais requisitadas, como seu estabelecimento está sendo classificado e quem são seus principais concorrentes. Outro aspecto importante é conhecer bem o perfil do hóspede para oferecer uma precificação correta e também divulgar os serviços para esse público-alvo nos canais adequados.

3. Utilize Técnicas de Atração
Saiba apresentar os diferenciais de seu estabelecimento, bem como produtos e serviços que oferece. Com isso, poderá justificar a cobrança de algumas taxas e mostrar porque o valor é diferente de outros estabelecimentos da região. Outra dica é oferecer um preço menor para atrair um grande número de pessoas em datas específicas, como por exemplo, na baixa temporada. Porém, essa tática deve ser ajustada e testada com um público que viaja com maior frequência, a fim de evitar prejuízos.

4. Aproveite os Eventos
Os eventos que acontecem na região são uma oportunidade para criar promoções. Fique atento à shows, palestras, jogos e qualquer outra data que seja importante para que as pessoas escolham seu estabelecimento. Além disso, poderá trabalhar em parceria com empresas de eventos de sua região.

O conteúdo foi útil? Que ótimo! Caso tenha dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário abaixo ou entre em contato com o HotelB2C.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *