Ações Que Podem Ajudar seu Hotel a “Otimizar” Receita

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No momento que atravessamos crises, sempre há incertezas sobre qual melhor caminho tomar. Os impactos e perdas de receita deixam todos atordoados com o foco na sobrevivência, e esquecem em meio à crise, que a situação é momentânea, tem validade, começo, meio e fim. Mas, se não há um planejamento e ações, somados a racionalidade e a tranquilidade para se preparar para o durante e pós crise, como podemos avaliar cenários e ter possíveis respostas do que fazer?

Como o problema que vivemos é global, é preciso buscar as melhores práticas e ações do que a indústria está fazendo para recuperar o mercado. Pensando nisso, a HotelB2C tem ido atrás de respostas, selecionando através de pesquisas dicas em sites da indústria hoteleira nacional e internacionais, o que os hotéis, redes locais, globais, e especialmente a hotelaria independente (pequenos, médios e grandes propriedades), podem fazer para mitigar os efeitos atuais e colaterais da crise do Corona Vírus (COVID-19) em seus negócios.

Como criar ações que ajudem nesta recuperação com o que os hotéis têm hoje?  O objetivo deste pequeno artigo é ajudar com dicas básicas para que gestores e donos de hotéis que buscam criar alternativas de antecipação de receita, foco em vendas e distribuição online. Seguem nossas Dicas.

  • Compra Antecipada – Criar um portfólio de tarifas e ofertas e oportunidades para que sua base de clientes (utilizar o cadastro e histórico de hospedes e fazer disparo de ofertas por e-mail marketing para este público que já conhece seu hotel). Criar por exemplo, CUPONS com desconto especifico para quem reservar agora e hospedar-se até 2021(estabelecer prazo de utilização e blackouts);
  • Políticas/Flexibilidade – Criar a promoção e ao mesmo tempo políticas restritivas e sem flexibilidade pode gerar uma propaganda enganosa, lembre-se agora é o momento de engajamento com o público, é preciso se mostrar flexível para gerar intenção de compra. Ter atenção especial nas políticas de cancelamento e pré-pagamento por exemplo, é muito importante.
  • Pagamento & Parcelamento – Crise, é também momento de oportunidade. Todos foram impactados economicamente, mas ainda assim trabalhar com todas as bandeiras de cartões de crédito e parcelamento (algo que faz parte da cultura do brasileiro), são importantes estratégias neste momento. Negocie com a administradora de cartão melhores taxas, renegociar é preciso com todos os envolvidos na sua cadeia de vendas.
  • Rever Restrições – Quanto menor forem as restrições, maior será sua visibilidade nas OTAs, estas plataformas levam isso em consideração na hora do resultado de buscas dos usuários, elas precisam vender, e sabem que se você tem claro também isso na sua estratégia, seguiu todos ou parte dos passos acima, maior será sua visibilidade e maior as suas chances de vendas.
  • Cross-Selling + Up-Selling – Criar parcerias locais e/ou agregar valor com mais serviços torna-se competitivo, Hospedagem com Voucher para Um Jantar por exemplo. No Up-Selling, analisando historicamente a conversão, diária média e ocupação por categoria de quarto, pode fazer com que neste momento de maior competitividade por vendas, seja possível oferecer Upgrade automático para uma categoria que menos vende, dar oportunidade de oferecer uma experiência em uma acomodação melhor ao seu hospede, pelo preço de uma categoria “inferior” o que dá oportunidade de vender primeiro as categorias mais difíceis e facilitar as vendas das outras categorias.

Qual sua estratégia de vendas para quando a crise passar?  Lembre-se que crises tem prazo de validade, o importante para se manter em pé é agir agora, antecipar a sua estratégia também é uma forma de saber a aceitação do público, avaliar diariamente após a implementação como estão os cliques, períodos mais buscados e poder ir calibrando sua estratégia à estas expectativas, não há formula de sucesso sem testes, não há verdade ou regras absolutas, o e-commerce é uma tela em branco que pode ser desenhado e testado vários cenários. Entre o perfeito e feito, faça!

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