O que é Organização de Marketing de Destino e os Benefícios para hotelaria!

Postado em 30 de abril de 2020 em Marketing Digital, Tendências na Hotelaria
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As organizações de marketing de destino (DMO – Destination Marketing Organization) também conhecidas como agências de visitantes e convenções, são organizações sem fins lucrativos que ajudam a promover e comercializar atrações locais, opções de hotéis ou outros tipos de acomodações, serviços de turismo, transporte, lojas associadas, restaurantes, eventos e muito mais.

Seu principal objetivo a longo prazo é atrair visitantes para destinos relativos e desenvolver economias locais como resultado do aumento do turismo.

Marketing de Destino, o que queremos abordar? O objetivo deste post não é passar um “passo a passo” de como criar uma DMO, queremos destacar a importância, como vários destinos turísticos no mundo, através das DMO, e com Gestão e Planejamento do destino como produto turístico, desenvolvimento da marca, independente das secretarias de fomento ao turismo de governos locais, mas que possam trabalhar por convênios, adotando o profissionalismo com planejamento, orçamento, metas, objetivos e estratégias bem definidas, geram benefícios coletivos, com ganhos diretos e indiretos, a transformação será visível.

Muitos são os caminhos, para a criação de uma Organização de Marketing de Destino (DMO), há vários formatos, importante é que a organização não seja singular, política, que seja heterogênea, que agregue diferentes representantes dos setores econômicos do destino para que trabalhando de forma multisetorial possam trazer diferentes visões e habilidades do grupo para agregar nas políticas, missão, visão e valores da organização.

De acordo com a Destination Marketing Association International, “cada dólar gasto em organizações de marketing de destino gera U$ 38 em gastos com visitantes”. Esta é uma das maiores bases para a sua existência, seu efeito multiplicador e agregador de valor.

Neste momento de reinvenção do setor de turismo, em função da pandemia global e especialmente pós Covid-19, e de toda a cadeia produtiva envolvida, vamos repassar algumas dicas para marketing de destino e promoção de investimentos que podem ser adotados em seus destinos, através de associações comerciais ou organizações de setores da indústria do turismo local, caso não tenham uma DMO.

  1. Apoie negócios locais

Concentre-se nos negócios locais – durante e depois. Durante os fechamentos, incentive seu público a passar um tempo deixando críticas positivas para as empresas locais e compre cartões-presente com elas on-line. Uma vez que as coisas começam a se abrir novamente, o estresse chega lá e faz compras locais.

Ryan Short, CEO da CivicBrand

  1. Inove: sua marca ainda pode ser experimentada

Uma marca de local não deixa de ser uma marca de local simplesmente porque não pode (atualmente) ser visitada. Só precisa ser experimentado de maneira diferente. Embora os visitantes não possam viajar, você pode dar vida às virtudes do seu destino por meio de uma combinação de tecnologia e criatividade. Por exemplo, tecnologias imersivas e virtuais que nos cercam com as camadas e as texturas de sua experiência, podem não apenas constituir um marketing oportuno da marca para sua marca, mas o marketing necessário. Convide todos a saborear a tão necessária fuga de nossas salas de trabalho e a vista previsível de nossos retornos suburbanos.

Andrew Welch, Diretor Executivo de Contas Globais, Landor

3.Capacite e Treine sua equipe

Cuide de toda a sua equipe, colegas, clientes, fornecedores e a comunidade de marcas do local em geral. Seja justo e atencioso, pois estamos juntos nisso, adaptando e ajustando a um novo ambiente de trabalho. Agora é o momento ideal para abraçar a revolução digital e lançar seminários on-line, campanhas de mídia social e participar de e-learning.

Sehr Sarwar, Diretor de Comunicação, Brand Finance

  1. Use o digital para transmitir seus valores enquanto você não estiver comercializando seu destino

As ações que os locais tomam agora terão um forte impacto em sua reputação quando essa situação acabar. A melhor dica que podemos dar agora é: trabalhe em sua identidade digital, para que as pessoas possam seguir o trabalho que está sendo realizado pelas autoridades locais ou nacionais. O digital deve ser o foco agora. As marcas devem continuar se envolvendo com seu público.

André Santos (Ger. Estratégia) e Márcia Pinto (Ger. de Pesquisa), Mapas Identity

  1. Repensar sua estratégia no contexto deste novo ‘normal’.

Eventos sem precedentes requerem uma resposta sem precedentes. O ponto de partida é que tudo mudou. Não volte ao que fez antes, mas faça um balanço e pergunte se faz sentido nesse novo normal. Todo mundo precisa avaliar e tomar decisões de uma maneira diferente.

John Bradbury, sócio & diretor-Admin, Questões e crise, Ketchum

  1. Seja a fonte de informações confiáveis ​​para seus stakeholders.

Nosso conselho para organizações de marcas locais é usar dados de inteligência digital para se manter a par da situação diariamente; através da utilização de fontes de dados como análise de palavras-chave e escuta social, as organizações podem monitorar o impacto em tempo real na demanda e na percepção de viagens e tomar ações rápidas com base nisso.

Tim Lawrence, Chefe de Estratégia e Planejamento, iCrossing 

  1. Aja de acordo com a estratégia de marca do seu lugar.

Uma estratégia de marca de local não é um item decorativo e, às vezes, não é conveniente. Procure respostas sobre como seu país, região e cidade devem se comportar em momentos como esses.

Pare todas as iniciativas de promoção – por enquanto. Eles serão mal compreendidos e provavelmente dificultarão mais do que ajudar. Esteja envolvido com o comitê de crise e garanta que todos estejam alinhados com a mesma estratégia. A última coisa que você quer é inconsistência.

Pense no futuro, comece a desenvolver uma estratégia para quando isso terminar, no momento em que isso termina, tudo se resume à recuperação, então pense e faça estratégias sobre o futuro, porque no final as coisas serão melhores.

Jose Torres, CEO, Bloom Consulting

E no meio de tudo isso, as organizações de marketing de destino e promoção de investimentos estão no centro da gestão de crise do setor, e buscando colaborar e evoluir de forma rápida seu papel, buscando construtivamente inovar planos para mitigar os danos.

Fonte: https://www.citynationplace.com/

https://destinationsinternational.org/

 

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