O que é Marketing de Influência para hotéis e pousadas?
O poder dos influenciadores está aí para todos que se dispõem a entender a sua relevância. A fama dessas personalidades no Instagram, por exemplo, é capaz de conquistar muitos fãs. As pessoas podem adquirir um produto ou serviço porque aquele influenciador recomendou. Isso é o Marketing de Influência e existem vários exemplos de famosos e empresas que utilizam esta estratégia para trazer humanização da sua marca e fechar parcerias.
Juliette, vencedora do Big Brother Brasil 2021, assim como a cantora Anitta e a atriz Bruna Marquezine, cobram por parcerias. São parcerias para anunciar produtos e serviços nas redes sociais. Neste artigo, vamos mostrar o que é Marketing de Influência para hotéis e pousadas e quais os benefícios desta estratégia!
O que é Marketing de Influência e como fazer?
O Marketing de Influência é uma estratégia de marketing que utiliza um influenciador digital, ou seja, uma pessoa popular. Geralmente utilizado em plataformas como Instagram, Facebook e YouTube, com seguidores que recebem e compartilham seu conteúdo. O objetivo é atingir um determinado público de forma online. Muitos comportamentos e decisões deles influenciam diretamente a vida dos seus seguidores.
De acordo com com o estudo “O Marketing de Influência no Brasil”, realizado pela Kantar em 2020, 68% dos entrevistados (anunciantes e agências) acreditam que este tipo de estratégia tende a crescer. Isso mostra o potencial de um mercado cheio de criatividade e capaz de impactar um grande público. Além disso, a pandemia mudou o comportamento e a forma que as pessoas consomem mídia, incentivando mais o uso de TV online, streaming de rádio e redes sociais. Por isso, é tão importante entender e acompanhar estratégias de Marketing Digital na hotelaria!
O hoteleiro pode investir em ações com influenciadores, publicações patrocinadas e, ainda, adotar diversas outras estratégias digitais. O papel do Marketing Digital na hotelaria é analisar se as práticas são ideais para o hotel ou pousada!
Por isso, antes de formalizar uma parceria com um influenciador analise bem as regras do contrato. Peça ajuda a um escritório de advocacia, se for o caso. Além disso, pesquise bastante sobre o influenciador, veja sua trajetória, marcas que já trabalhou e como lida com polêmicas. Veja se o influenciador está alinhado com os objetivos e valores do seu estabelecimento, isso te ajudará a lidar com imprevistos!
Benefícios do Marketing de Influência na Hotelaria
Sem dúvida, um dos maiores benefícios do Marketing de Influência na hotelaria é atingir uma audiência específica. É através do influenciador que o público conhecerá o seu hotel ou pousada, garantindo uma grande visibilidade para o estabelecimento.
Não precisa fechar uma parceria com uma celebridade com mais de 100 mil seguidores, mas às vezes, um influenciador com um público mais segmentado (influencer de nicho) e menor quantidade de seguidores pode ser o caminho para o sucesso! Por exemplo, se o seu hotel deseja valorizar mais a gastronomia, que tal pensar em um chef ou um crítico influenciador?
Outro benefício é que através da experiência do influenciador, o viajante sentirá o desejo de fazer o mesmo durante a estada no hotel ou pousada. O que representa uma boa oportunidade para fechar reservas e explorar novas experiências. Lembre-se, que é através da rede social do influenciador, que você pode oferecer um cupom para as primeiras pessoas que vieram a partir da recomendação dele.
Aqui trouxemos o principal conceito de Marketing de Influência e quais os benefícios desta estratégia! Tem dúvidas sobre este assunto, deixe nos comentários para que nossa equipe possa te ajudar!
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