Fique de olho nas tendências para a hospitalidade em 2022.
Você está por dentro das principais tendências para a hospitalidade em 2022? Se não, precisa acompanhar, porque pensar em tendências é entender o mercado e suas transformações. Ainda mais em tempos de crise, onde o setor hoteleiro e o de viagens têm sido fortemente impactados.
Como atrair hóspedes e ainda oferecer um ambiente seguro? Quais tecnologias usar? O que o meu hóspede mais busca neste momento? É importante saber o que está acontecendo ao redor do mundo e se atentar às necessidades dos viajantes para responder a essas perguntas.
Pensando em ajudá-los a mergulhar e entender mais um pouco sobre essas tendências da hospitalidade para 2022, nossa equipe adaptou as previsões feitas pela Ecole Hôtelière de Lausanne (EHL). Confira!
- Hotéis para lazer e negócios
A pandemia acelerou o modelo de trabalho remoto. Grandes empresas de tecnologia anunciaram essas formas de trabalho e é o que mais estamos vendo em redes sociais como LinkedIn.
É uma tendência na hotelaria apontada pela EHL que veio para ficar. Há, inclusive, hotéis que transformaram quartos em espaços de trabalho, e cidades, como Ilhabela, que levantaram a bandeira do Anywhere Office (trabalhe de qualquer lugar). Se quer apostar neste público, invista em internet de qualidade, espaços adequados e um bom pacote de serviços.
- Saúde, Bem-Estar e Hospitalidade Holística no pacote
Seu hotel tem instalação ou oferece serviços de SPA? Então aproveite, pois essa é uma tendência em alta. A indústria do bem-estar está focando cada vez mais em espaços que promovam beleza e relaxamento.
- Serviços reformulados e mais tecnologia
Diferentes formas de fazer check-in, pagamento sem contato, biometria, controle de voz são apenas alguns dos serviços digitais que os hoteleiros podem contar para melhorar a experiência do seu hóspede. O investimento pode ser alto neste sentido, mas veja o que faz mais sentido para você e aposte em digitalizar os serviços do seu estabelecimento.
Aqui neste conteúdo “Tecnologia na Hotelaria e Suas Principais Tendências” falamos um pouco mais sobre o assunto.
- Personalizando tudo o que for possível
Ofertas, promoções e até experiências sob medida para que o hóspede possa ter um atendimento personalizado. Usar os dados para entender as preferências e necessidades do cliente, pode torná-lo competitivo e ainda atrair mais hóspedes. Ferramentas como CRM e até os chatbots são perfeitas para trazer personalização ao serviço.
- Economia e Essencialismo
Os hóspedes estão cada vez mais conscientes de que “menos é mais”. Ou seja, eles buscam não só gastar com sabedoria, mas sim, com propósito. Assim, experiências que incentivam a contribuir com as comunidades locais, com a natureza ou a economia circular (conceito associado ao desenvolvimento sustentável) se destacam.
- Gestão de Ativos
Os hoteleiros estão focando na prática de gestão de ativos – que se tornou mais complexa com a análise de dados e resultados operacionais. A separação da gestão das operações e ativos imobiliários permitiu que os estabelecimentos focassem no seu modelo de negócios, melhorando a eficiência no geral.
- Viagens individuais
Se você quer mirar no público de viajantes que querem passar um tempo sozinhos, essa é uma das tendências da hotelaria. São pessoas que querem se conectar com elas mesmas, se aventurar e fazer amigos. Inclusive, podemos ver o boom das viagens solo em reportagens e pesquisas.
- Priorizando ações sustentáveis
Nos últimos anos, a sustentabilidade tem feito parte das ações das empresas e tem sido cada vez mais procurada agora. Reduzir o desperdício de alimentos, evitar descartáveis, pensar em causas ambientais, economia de água, produtos feitos do artesanato local, uso de lâmpadas inteligentes, opções de alimentação veganas e vegetarianas são alguns exemplos.
- Realidade Virtual e Aumentada
Seguindo as tendências tecnológicas, a hospitalidade está se guiando em tecnologias que abraçam o digital. Vídeos 360 graus dos seus ambientes e experiências imersivas (atrações turísticas virtuais, shows virtuais, feiras online, etc.), e até apontar o celular para locais onde ele pode ver informações ou objetos do mundo digital. Não podemos nos esquecer no surgimento do conceito de metaverso, uma das tendências emergentes do turismo.
- Estadias mais longas e mais próximas de casa
O termo staycation, significa realizar turismo mais perto de sua casa. Com as restrições de viagem, os viajantes optaram por essa modalidade, o que incentivou os turistas a aumentarem as suas estadias ou viajar menos do que antes da pandemia.
O que achou dessas tendências na hotelaria? Está aplicando alguma delas em seu estabelecimento? Conte para nós como está sendo sua experiência!
Deixe um comentário