Viagens Domésticas e Sustentabilidade
Viagens domésticas, locais e roteiros que privilegiam a sustentabilidade, essas são algumas das tendências que estão em alta na mídia. Mas como conquistar esse público em meu hotel e quais ações posso realizar para me tornar um estabelecimento que se destaca?
Primeiro, você precisa acompanhar as notícias e pesquisas sobre o assunto e, depois, verificar se são aplicáveis à realidade da sua propriedade a fim de entender como pode atrair os viajantes domésticos/locais e desenvolver ações que sejam sustentáveis e de impacto.
Para ajudá-los nesta tarefa, reunimos as principais informações sobre este assunto aqui no artigo.
Viagens Domésticas e Staycation
A pandemia mudou completamente a forma como as pessoas viajam. Fazendo uma análise geral, podemos perceber que os viajantes preferiram viagens domésticas e staycation, em meio a um momento de incertezas, avanço da vacinação, restrições e surgimento de medidas sanitárias.
O termo staycation tem se destacado no Brasil. Da junção de stay (ficar [em casa]) e vacation (férias) é uma tendência que ganhou força durante a pandemia e diz respeito às pessoas que realizam viagens de curta distância. Podemos pensar no turismo bate-volta, onde procuramos atrativos e hotéis próximos ou dentro da nossa cidade.
Neste contexto, a hotelaria tem se reinventado e investido no turismo interno e na criação de pacotes staycation, com algumas regras, é claro, e incluindo benefícios adicionais nas diárias. Você pode encontrar descontos nos serviços oferecidos, brindes e até mesmo experiências que privilegiam o lazer e o bem-estar.
Confira algumas pesquisas e informações sobre o tema:
- Em um levantamento feito pela Amadeus, entre maio e junho de 2021 houve muito mais buscas por destinos domésticos se compararmos ao mesmo período do ano anterior. Isto significa que as viagens domésticas foram capazes de impulsionar a recuperação do turismo no país;
- A Booking reforça que ficar perto de casa continuará no radar dos viajantes. A pesquisa realizada em 2020 mostrou que 55% dos brasileiros pretendem conhecer um novo destino na região em que moram, e 32% ainda planejam investir nas viagens nacionais nos próximos anos;
- O blog Hotel Inspectors, da Panrotas, também comentou sobre o assunto, informando que o Rio de Janeiro, por exemplo, foi a primeira cidade com hotéis investindo no conceito de staycation.
Hotéis mais sustentáveis
Aderir ao conceito de sustentabilidade para hotéis tem sido mais do que necessário. O tema se tornou obrigatório na lista das principais tendências para o turismo em 2021 e tem prevalecido.
As pessoas estão privilegiando a sustentabilidade e isto significa que os viajantes estão planejando suas viagens de uma forma mais consciente. Ou seja, além de apostarem em ações sustentáveis como ajudar as comunidades locais, reduzir o consumo de plástico e gerar menos lixo, eles estão escolhendo hotéis e prestadores de serviços de viagem que se preocupam com os princípios da sustentabilidade.
Confira algumas pesquisas e informações sobre o tema:
- 83% dos viajantes no mundo acham que viagens sustentáveis são vitais e 61% dizem que a pandemia os fez querer viajar de forma mais sustentável no futuro. É o que aponta o Relatório de Viagens Sustentáveis de 2021 da Booking;
- A Ecole hoteliere de Lausanne (EHL), universidade focada na gestão da hospitalidade, aponta a sustentabilidade como uma tendência na hotelaria registrada nos últimos anos e que prevalecerá no futuro;
- Com a pandemia, se popularizou fora do país os termos “turismo regenerativo” ou “viagem regenerativa” (regenerative tourism ou regenerative travel) que também estão relacionados às viagens sustentáveis.
Como desenvolver ações para viajantes staycation e sustentáveis?
Além de se inspirar nos exemplos de outros meios de hospedagem, veja se há uma vista surpreendente, uma gastronomia rica na sua propriedade e experiências diferenciadas que valorizam o seu hotel e podem entrar num pacote staycation.
Mostre para os seus viajantes um lugar bem próximo de sua casa, onde ele pode viver a melhor experiência da vida dele, com conforto e segurança.
Sobre sustentabilidade, identifique as principais práticas para adotar no estabelecimento relacionadas à proteção da natureza, descarte do lixo, geração de energia, economia de água e comunidades locais.
Inspire-se nos exemplos, nas pesquisas e notícias que adicionamos no conteúdo!
Deixe um comentário