Dicas sobre Previsão de Demanda

Postado em 11 de julho de 2022 em Revenue Management
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Se você é um gestor de receitas, entenderá que a previsão é um assunto importante dentro do Gerenciamento de Receitas, Revenue Management (RM). É a previsão que ajuda os revenue manager e hoteleiros a tomarem as melhores decisões sobre as suas promoções, seus preços e sobre a distribuição.

 

Então, quanto mais dicas buscar sobre o tema, melhor para suas estratégias em RM, não é mesmo? Por isso, trouxemos algumas dicas importantes que vão impactar na forma como você faz o seu gerenciamento de receitas!

 

O que é previsão da demanda?

 

O Gerenciamento de Receitas, Revenue Management (RM) nos leva a uma série de ações que tomamos no momento certo para as vendas na hotelaria. Esse termo está em alta, tendo originado-se no setor aéreo e difundido em outros segmentos. Saiba mais sobre a definição do conceito de RM, aqui

 

Na hotelaria, a previsão da demanda vai contribuir para a definição de uma estratégia de preços futura. Por isso, ela é tão essencial dentro do RM.

 

Ela é primordial para que os gestores possam avaliar o desempenho futuro e anterior, bem como coletar dados sobre as tendências na hotelaria e fazer projeções com base nos principais indicadores-chave de desempenho (KPI’s) do estabelecimento. 

 

Isto significa, por exemplo, que eles usam esses indicadores para ajustar preços e ainda identificar onde existe potencial para a geração de uma receita extra.

 

Vamos às dicas para a previsão da demanda hoteleira!

 

  1. Acompanhe as tendências

 

Os gestores hoteleiros devem estar atentos às principais tendências da hospitalidade, pois elas podem causar grande impacto na previsão. Observe o volume de reservas de hotéis pelo mundo, o crescimento dos concorrentes, os fatores sociais e econômicos que afetam o seu mercado, etc. 

 

Não temos o poder de ver o futuro, mas podemos nos preparar para algumas situações com base na previsão. Uma dica é usar um Sistema de Gerenciamento de Receita (RMS).

 

  1. Faça a análise dos concorrentes

 

Acompanhe o que seus concorrentes locais estão fazendo. Eles estão reformando ou abriram novas unidades? Ou fechando suas unidades? Criaram novas ofertas? Pense em tudo que pode trazer benefícios e prejuízos para o aumento ou diminuição da demanda.

 

  1. Acompanhe os dados, na internet e nos livros

 

Analisar os dados históricos (ocupação, diárias vendidas, ADR, etc.) do seu hotel pode ser uma ótima forma de se antecipar ao futuro. Fique atento aos momentos que mais tiveram aumento de reservas, porque ocorreram, e veja as tendências que mais se sobressaem. 

 

Além disso, não ignore os dados. Você pode se basear, tanto em dados como tráfego do site, quanto número de quartos ocupados e receita nos livros (por dia e por segmento de mercado). Faça ajustes quando necessário!

 

  1. Inclua os eventos e feriados na previsão

 

Quais as datas que mais movimentam a demanda na sua localidade? São datas comemorativas, feriados móveis ou eventos importantes? Antecipe o aumento da demanda, os horários, preveja tanto o aumento, quanto a queda na demanda durante e após o período.

 

  1. Amplie sua visão e trabalhe em conjunto com outros setores

 

Comece a trabalhar em parceria com os setores de marketing e vendas para ajustar a estratégia. Se em sua previsão, notar que não está conseguindo atingir um determinado público-alvo, verifique com a equipe de marketing o que pode aumentar o interesse desse segmento, o mesmo pode ser feito com a equipe de vendas.

 

  1. Acompanhe as previsões com frequência

 

Após definir os métodos, reunir os dados e todas as informações necessárias para a previsão, precisará acompanhá-las com uma certa frequência, a fim de tomar as melhores decisões para o seu estabelecimento. A crise provocada pelo Coronavírus nos mostrou o quanto é importante acompanhar de perto o desempenho de um meio de hospedagem através da previsão.

 

Preveja a sua demanda e maximize a receita do seu estabelecimento hoteleiro!

 

Quando os gestores preveem a demanda, eles são capazes de se antecipar ao que está por vir. Este é o maior presente da previsão: estar preparado para tomar as melhores decisões financeiras, fazendo ajustes necessários para maximizar a receita e evitar prejuízos financeiros.

 

O que você faz para melhorar a previsão da demanda? Tem dúvidas sobre o assunto? Deixe um comentário que nossa equipe pode contribuir!

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