Hotelaria Independente: 5 Dicas para aplicar hoje!
Durante a pandemia, que teve início em março de 2020, presenciamos muitos empreendimentos hoteleiros sem recursos financeiros, com queda na ocupação, tendo que fechar suas portas.
A retomada foi acontecendo de forma tímida, mas mesmo em junho de 2020, 95% dos hotéis independentes ainda estavam fechados, conforme o levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional).
De março de 2020 a janeiro de 2022, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), registrou um prejuízo de R$ 485,1 bilhões nas atividades turísticas.
Esses dados nos mostram o impacto da pandemia na hotelaria e nos força a buscar constantemente novos caminhos para gerir nossas propriedades com sabedoria, acompanhando o mercado, as notícias e a situação da hotelaria por todo o país.
Em análises sobre o ano de 2021, percebemos que este panorama tem mudado aos poucos. Nota-se que há uma busca pelo turismo doméstico e próximo da cidade natal e também de um turismo mais voltado para o bem-estar físico e mental.
Será que o seu estabelecimento hoteleiro está implementando as ações e procedimentos necessários para conquistar os viajantes após a retomada? Trouxemos alguns aprendizados e dicas baseadas em artigos importantes do setor. Confira agora!
- Política de Preços e Cancelamentos
Definir uma política de preços e cancelamentos de acordo com o momento foi uma das ações importantes no período da pandemia, inclusive, o Poder Executivo editou uma medida provisória que prorrogou a remarcação e cancelamento de eventos e serviços de turismo, a MP 1.036/21.
Mesmo com o fim da medida, os hoteleiros devem ser incentivados a pensar de forma estratégica, oferecendo as melhores condições para os clientes e sendo flexível.
- Acompanhamento do Mercado
Está acompanhando o mercado para tomar decisões melhores? Analise os dados diariamente, monitore o mercado e planeje suas ações para o curto prazo. A dica é usar os dados certos para entender o comportamento do cliente, a fim de criar ofertas e promoções pontuais. Gabriela Otto, entusiasta das inovações e tendências de mercado do turismo, sugere manter os preços estáveis no longo prazo, protegendo a tarifa pública.
- Melhora da oferta de valor e flexibilidade
Já está investindo em descontos e serviços com uma boa oferta de valor para o seu hóspede? Apostar em programas de fidelidade, negociar com o público corporativo, criar estratégias para vendas diretas que usam o site e e-mails para a sua base de clientes são algumas boas alternativas.
Além disso, pensar em flexibilidade é uma tendência. Hotéis que transformam quartos em escritórios, que realizam eventos híbridos ou encontraram alguma outra maneira de atravessar a crise se destacam!
- Preocupação com a limpeza e segurança
Os viajantes estão preocupados com limpeza e segurança. Assim, nada melhor do que utilizar a comunicação para mostrar as ações que o seu hotel está fazendo, seja através do site do seu estabelecimento, do envio de e-mail, nas redes sociais ou até em sites de OTAs.
De acordo com Otto, as palavras “Confiança”, “Reputação” e “Transparência” devem fazer parte das estratégias.
- Não entre em pânico
Não tome decisões precipitadas no momento de estabelecer sua estratégia de preços. Isto significa que você deve avaliar bem antes de reduzir suas tarifas. Assim, é muito importante pensar na precificação com sabedoria e saber controlar os custos.
Aliás, trouxemos um artigo bem interessante que traz uma reflexão sobre preços, taxas e comportamento dos viajantes “O Coronavírus matará o turismo de lazer ou as viagens de negócios?”
Gostou do conteúdo? Ótimo! Continue acompanhando mais novidades e dicas para hotéis independentes no blog da Hotel B2C.
Tem dúvidas ou deseja ver mais sobre algum assunto. Comente abaixo!
Deixe um comentário