O que é um Channel Manager e o que ele pode fazer?
O Gestor de Canais, do inglês Channel Manager, foi criado para que as propriedades possam fazer o gerenciamento dos seus canais de distribuição com eficiência. Ou seja, se você apresenta suas tarifas em diferentes canais online como Booking, Expedia, Google, Trivago, etc., o Channel Manager é uma solução interessante para automatizar as suas tarefas e gerenciar tudo de uma forma bem mais rápida e centralizada.
Queremos mostrar mais sobre como ele pode ser fundamental para uma estratégia em gestão de vendas online, por isso, entenda o que é, como funciona, por que investir e o que saber antes de utilizar um Channel Manager!
O que é um Channel Manager e como funciona?
O Channel Manager ou Gestor de Canais é um sistema que vai realizar o gerenciamento de suas tarifas e reservas apresentadas nos diversos canais de vendas online. Ele vai centralizar todos os canais, facilitando o trabalho e contribuindo para o aumento das suas vendas.
Esse software pode ser integrado ou não a um sistema hoteleiro. Orientamos sempre que opte por um sistema que possua integração com um Sistema de Gestão de Propriedade (Property Management System – PMS) , assim poderá aproveitar a ferramenta ao máximo.
Vamos explicar como o Channel Manager funciona: ao realizar o cadastro das acomodações e tarifas, no momento em que um viajante faz a compra por uma OTA, o Channel Manager irá registrar a informação, enviar para o mapa de reservas e atualizar nos demais canais de vendas online a disponibilidade. Isso acontece também quando você lança uma venda direta em seu sistema.
Quando não há integração com o PMS, o sistema apenas gerencia as reservas, sem organizar em um mapa.
Por que investir?
Se deseja economizar tempo, ser mais organizado, evitar overbookings e, ainda, economizar na sua mão de obra, então precisa investir em um Channel Manager.
- Não precisará realizar vários logins em canais de vendas diferentes para atualizar sua reserva;
- Chega de ficar com frio na barriga só de pensar que entrou mais reservas do que o esperado (overbooking). A ferramenta apresenta todos seus quartos nas OTA’s. Para que não corra o risco, quando alguém fecha uma reserva, o sistema bloqueia em todos os outros canais;
- Tenha acesso aos principais dados e configurações. Ajuste preços, veja as disponibilidades, confira os gráficos de vendas, veja relatórios de desempenho e muito mais.
O que saber antes de ter um Channel Manager?
Antes de escolher um software que irá contribuir para a sua estratégia em gestão de vendas online, é importante pensar nesses quatro pontos:
- Veja se o Channel Manager integra com diferentes canais e também com seu PMS;
- Procure um software que tenha suporte para o seu idioma;
- Faça uma pesquisa e avalie as melhores opções;
- Trabalhe em conjunto com o Channel Manager. Não ache que ele vai resolver todos os problemas das suas vendas sozinho. Invista em divulgação, melhore suas estratégias online e atraia os clientes certos.
O Hotel B2C é especialista na criação de estratégia de vendas online para a hotelaria. Saiba mais sobre como podemos ajudar com este assunto.
Entre em contato com a nossa equipe para marcarmos uma reunião e apresentarmos as melhores soluções do mercado!
Deixe um comentário