Utilize a tecnologia à seu favor.

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Quando estamos falando em soluções para o setor hoteleiro, precisamos ter em mente que o produto a ser vendido não é apenas um quarto, uma refeição ou uma cama. Na verdade, você está proporcionando uma experiência. Nesse sentido, um software de gestão hoteleira pode ser um grande aliado.

Isso porque ele centraliza todas as informações dos seus hóspedes – desde o primeiro contato até o check-out. Com isso, evita que você realize uma cobrança indevida, por exemplo. Como permite identificar comportamentos, visando incentivar que ele retorne outras vezes.

Como a tecnologia pode auxiliar na gestão de hotéis?

Nós destacamos acima que a tecnologia é um grande aliado na gestão hoteleira. Mas quais processos, de fato, ela pode otimizar? Conheça alguns:

1. Cadastro de clientes

É difícil saber como suprir as necessidades de um hóspede se você não sabe quem ele é. Concorda? Assim sendo, é essencial realizar um breve cadastro, com as principais informações das pessoas.

Ao utilizar um sistema, você garante que elas serão armazenadas corretamente. Podendo utilizá-las, inclusive, a longo prazo. Enviando uma comunicação com promoções, por exemplo.

2. Agendamento de reservas

Um dos erros mais graves que ocorrem em um estabelecimento é fazer reservas acima de sua capacidade. Ou, ainda, errar no momento da reserva, entregando ao hóspede uma acomodação diferente da que ele havia solicitado.

Por isso, um sistema eficiente de agendamento de reservas é um item de primeira necessidade. Afinal, os dados ficam devidamente registrados. 

3. Registro do consumo

Outra preocupação da gerência no dia a dia envolve o controle de consumo do hóspede. Isso inclui frigobar, serviço de quarto, bar e restaurante. 

Porém, com a tecnologia adequada, todas as informações ficam centralizadas, automatizando o controle como um todo. Seja na hora de repor os produtos ou de realizar a cobrança.

Assim, o registro da venda de um item no frigobar, por exemplo, já alimenta de forma automática o banco de dados relativo ao controle de estoque. Enquanto isso, o fechamento da conta do hóspede já faz desencadear o processo de emissão de nota fiscal.

4. Manutenção dos quartos

A negligência na troca de roupas de cama, toalhas e na arrumação dos quartos pode causar uma experiência ruim ao viajante. Junto a isso, ser constantemente importunado por funcionários em seus momentos de descanso também pode contribuir para desgastar as relações.

Por isso, o movimento de camareiras deve ser cuidadosamente orquestrado. Algo que pode ser feito facilmente em um bom sistema de gestão.

Benefícios de aliar soluções tecnológicas na gestão hoteleira

Não é apenas o cliente que ganha com a implementação de um software de gestão hoteleira. Na verdade, o estabelecimento fica muito mais fácil de ser administrado. 

Isso acontece porque ele centraliza as informações. Melhorando, desta forma, a comunicação interna e praticamente eliminando a possibilidade de divergências. 

Além disso, todos os processos são integrados. Fazendo com que boa parte das tarefas burocráticas sejam, simplesmente, eliminadas com a automatização.

Por fim, não poderíamos deixar de mencionar que a tecnologia também fornece dados de qualidade. Afinal, o gestor tem acesso a relatórios gerenciais diversos. Conseguindo, desta forma, tomar as melhores decisões.

 

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