O seu hotel no mercado

Postado em 31 de julho de 2023 em Sem categoria
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Quando a gente pensa em qualquer tipo de produto ou serviço, logo vêm à cabeça as nossas marcas favoritas. Este exercício de organizar as empresas em uma espécie de ranking é uma atitude natural do consumidor e contribui para a imagem de cada uma dentro do mercado. E esta percepção do público sobre o seu hotel é justamente o posicionamento.

Em outras palavras, considere que o posicionamento é o lugar que o seu negócio, seja hotel ou pousada, ocupa na mente dos consumidores. A marca favorita é vista como líder de mercado e ganha a preferência dos clientes porque apresenta vantagens na relação custo-benefício. Enquanto isso, as outras precisam se esforçar para mostrar que são capazes de se igualar ou superar a líder.

Mas, é importante ter em mente que o posicionamento é uma combinação de diversos fatores. Neste sentido, devem ser levados em conta tanto os aspectos tangíveis, como a estrutura física do hotel, o preço das diárias e a localização, quanto os intangíveis, dentre eles o atendimento e a experiência dos hóspedes durante a estada.

Assim, para que você consiga o melhor posicionamento no mercado, é necessário conhecer bem o público-alvo e também os principais benefícios do seu hotel, aquilo que o diferencia dos concorrentes. Promover esses aspectos será importante para tornar sua marca lembrada.

Invista na excelência dos serviços oferecidos

Mais importante do que exibir uma lista enorme de serviços, é se destacar naquilo que você oferece como atrativo principal. Se você deseja se posicionar como um pousada com preço acessível, é isso que o cliente vai esperar da sua empresa.

Por outro lado, se o hotel anuncia serviço de SPA, se posicionando como um negócio de bem-estar e relaxamento, a expectativa do cliente será encontrar instalações apropriadas para isso.

Por isso, foque em garantir a entrega dos seus serviços com excelência.

Não confunda o seu público 

Com certeza, você possui muitas características positivas no seu meio de hospedagem. Entretanto, destacar todas elas como principais pode deixar o público confuso e até causar alguma desconfiança. Por exemplo, se você fizer uma propaganda se posicionando como um hotel econômico, mas com instalações luxuosas, pode ser contraditório para quem vê.

Desta forma, é importante conhecer o seu público e entender a sua demanda. Assim, você pode focar em anunciar os fatores que são mais importantes para os clientes. Uma boa ideia é incluir as informações adicionais no site do hotel, onde o cliente poderá acessar sem que pareça uma propaganda.

Conheça os seus concorrentes

O posicionamento é definido em relação a outros hotéis e pousadas da mesma categoria. Por isso, você deve conhecer os seus concorrentes. Um erro comum é identificar apenas os aspectos visíveis, ou seja, as instalações físicas. Mas como já vimos, o posicionamento não é somente sobre isso.

Lembre-se que além da estrutura, a opinião do cliente também se baseia na qualidade do atendimento, na profissionalização do meio de hospedagem, no sistema de reservas, entre outros elementos.

Oriente-se de acordo com a perspectiva do cliente

Procure não confiar apenas nas suas impressões a respeito do público. Mesmo que você acredite que os clientes estejam satisfeitos com o serviço e a procura pela hospedagem esteja alta, estes não são indicadores claros do seu posicionamento.

Você pode até “sentir” a opinião dos seus hóspedes sobre a estada no seu hotel, isso é importante. Mas é necessário também entender como o público vê os concorrentes e identificar as suas preferências. Uma boa ideia é realizar pesquisas de satisfação para colher essas informações.

Acompanhe o posicionamento do hotel com frequência

Em um mercado de alta concorrência como a hotelaria, o posicionamento pode variar bastante. Novos hotéis acabam se destacando e tomando o lugar daqueles com mais tradição. Portanto, é preciso monitorar regularmente o seu posicionamento.

O ideal é que isso seja feito através de pesquisas de marketing. Elas são a melhor forma de acompanhar a opinião do público sobre o seu negócio, indicando a eficácia das estratégias de marketing e garantindo o retorno dos seus investimentos.

Woman with suitcase in the hallway at the hotel. Check in at the hotel.

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