Como determinar preço em tempos de incerteza?
Primeiro, já parou para refletir se a sua estratégia de preços funciona ou está funcionando em um período de incertezas? Seus preços estão coerentes de acordo com o mercado? O que você precisa ajustar? Está usando a previsão como um apoio para a sua estratégia de gestão de preços?
Ter essas respostas é a chave para determinar o preço em tempos de incerteza. E queremos te ajudar a refletir mais sobre essas perguntas. Acompanhe!
Precificação na Crise
Normalmente, nós estamos acostumados a ter as nossas reservas mais previsíveis. Sabíamos como conquistar os hóspedes para o hotel, de acordo com os períodos que mais movimentavam o destino em anos anteriores. Pode ser que tenham surgido outros concorrentes ou novas tendências, mas nada tão diferente do que estávamos habituados.
Mas aí veio a pandemia. Os viajantes ficaram com medo de viajar ou até mesmo, foram impedidos por conta das restrições e lockdowns. As regras do jogo mudaram e vimos a demanda dos hotéis caindo por terra.
A receita poderia variar nos anos anteriores, mas não como presenciamos em um cenário de pandemia da Covid-19, onde vimos hotéis fechando as portas temporariamente ou definitivamente, e até trabalhando com capacidade reduzida. O impacto foi sentido na hotelaria nacional e internacional e hotéis viram suas taxas de ocupação caírem.
Dá para se apoiar nos dados anteriores durante uma crise econômica? O ano de 2020 representou um marco para o setor hoteleiro onde presenciamos uma queda na demanda. É incoerente se apoiar nesses dados, mas podemos ser resilientes.
Diferentes Segmentos Impactados
Nem todos os estabelecimentos hoteleiros foram impactados da mesma forma, por exemplo, um hotel que focava em viajantes a lazer foram diferentemente impactados dos que focavam em viajantes a negócios.
Muitos hotéis de lazer viram sua demanda aumentar por pessoas que buscam fazer turismo próximo de sua casa. Já no segmento corporativo e eventos, com profissionais deixando de viajar, os hotéis voltados para o setor tiveram uma ocupação baixa, é o que aponta uma notícia do Estado de São Paulo. Ou seja, o setor precisou se adaptar ao novo perfil de viajante, que segundo a Forbes, mistura lazer e negócios (bleisure) para conseguir equilibrar a receita.
Revenue Management e a Criação de uma Estratégia de Preços
Para criar uma estratégia de preços coerente com o momento, será necessário observar se os seus viajantes estão dispostos a pagar o valor e se entendem os benefícios claros de se hospedar com você. O quanto de valor consegue oferecer a mais do que o seu concorrente? Essa é uma pergunta que pode nortear sua estratégia de preços em tempos de crise.
Dicas para a Precificação em Tempos de Crise
Após refletirmos sobre todo esse panorama, vamos às dicas para definir a precificação em momentos de crise:
- Estabeleca uma política de preços e cancelamentos coerente e de acordo com a situação vivida;
- Veja como outras propriedades que atendem um segmento semelhante ao seu estão estabelecendo seus preços;
- Use os dados internos e o do mercado para que você ajuste os preços no momento certo. Um bom Sistema de Gerenciamento de Receitas pode contribuir;
- Adapte os preços de acordo com a situação atual do seu mercado. Acompanhe as tendências, restrições, legislações e o comportamento dos viajantes na sua região.
Conclusão: Defina uma Boa Estratégia de Preços na Hotelaria!
Estabelecer preços em meio a uma crise é bastante difícil, mas é possível, entendendo a precificação da concorrência e ajustando os preços na sua propriedade, de acordo com o contexto. Use as principais dicas a seu favor e se destaque!
Quer mais dicas sobre precificação na hotelaria em momentos de incerteza? O Hotel B2C é especialista em Revenue Management para o setor e podemos contribuir com dicas práticas e estratégias para o Gerenciamento de Receitas. Dúvidas sobre algum conceito? Entre em contato conosco!
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