Como funciona o motor de reservas e quais as vantagens?
O motor de reservas é uma ferramenta eficaz para atrair uma grande quantidade de hóspedes para os hotéis. De fato, cada vez mais as pessoas usam esse tipo de site para reservar um quarto por sua facilidade de navegação.
Entretanto, gerenciar as reservas pode ser um desafio para os hotéis que optam por esse recurso. Por esse motivo, falamos neste artigo sobre quais as vantagens em adotar um sistema para hotel.
O que é motor de reservas?
O motor de reservas para hotel é um sistema de gerenciamento que substitui sites de reservas on-line. Isso significa que o site do próprio hotel passa a atrair os hóspedes para selecionar e reservar o quarto sem o intermédio de agências. Assim, o hotel lucra mais, já que cem por cento do lucro é direcionado para ele.
Com essa solução, os clientes conseguem visualizar os quartos disponíveis, comodidades do hotel, valores, quantos dias pretende ficar, horário de check-in, entre outras informações. Tudo isso sem precisar sair do seu site.
Vantagens do sistema de gerenciamento de reservas
Com um sistema de gestão de reservas eficiente é possível gerenciar todas as suas reservas. O software faz toda a gestão dos quartos, sinalizando quando foi desocupado e precisa ser higienizado para os próximos hóspedes.
A recepção, o almoxarifado, a governança e todos as outras áreas do hotel podem ser gerenciadas pelo sistema para hotel. Veja a seguir as principais vantagens de adotar essa tecnologia para o seu negócio:
Agilidade nas reservas
O sistema de reservas dá muito mais agilidade para que os clientes consigam se hospedar no hotel. Basta que eles escolham a acomodação que desejam, selecionem as datas e a quantidade de pessoas e, em poucos minutos, o processo é finalizado. Isso atrai mais pessoas para usar o site e garante mais clientes.
Versatilidade
O motor de reserva pode ser integrado ao sistema interno do hotel, o que centraliza as operações. Assim, todas as informações se encontram em um único lugar, facilitando a visualização geral das atividades do seu negócio. Por esse motivo, o software de gestão de reservas é muito versátil e adaptável.
Alterações em reservas
Outra vantagem é poder efetuar mudanças nas reservas de forma simples e fácil. Por exemplo, quando é o caso de alterar o responsável financeiro pela estadia. Com essa solução, o hotel ganha mais flexibilidade no atendimento, fazendo as trocas rapidamente.
Venda direta
Como mencionado anteriormente, a tecnologia proporciona a possibilidade de fazer vendas diretas. Assim, o hotel não precisa depender cem por cento de venda em sites de reserva on-line. Além disso, o lucro também não precisará ser dividido.
Como escolher o sistema ideal?
Primeiramente, é preciso saber qual seu principal objetivo ao adotar um sistema de reserva de hotel. Isso porque existem algumas funcionalidades específicas que podem ajudar a atingir essas metas. Veja os principais pontos a serem analisados antes de escolher sua solução.
Setores integrados
É preciso saber se o sistema conseguirá integrar todos os setores do hotel. A governança, por exemplo, precisa estar diretamente ligada à recepção e ao setor de alimentos e bebidas. Desse modo, as atividades diárias do hotel fluem com mais facilidade.
Ganho de performance
Outro fator a ser levado em consideração é o ganho de performance que o seu negócio terá com a adoção desse sistema de hotel. O check-in e o check-out serão mais rápidos? Será possível fazer lançamentos simultâneos? O hotel terá mais autonomia? Tudo isso precisa ser avaliado na hora da escolha.
Melhora na eficiência
Um bom investimento em tecnologia proporciona um aumento na eficiência. O sistema deve facilitar atividades como a emissão de documentos fiscais ou a replicação da ficha dos hóspedes. A solução deve facilitar o atendimento e também aprimorar sua qualidade.
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