Google Hotel Search: o que é o sistema de reservas do Google?

Comente!

O Google Hotel Search é uma vitrine para hoteleiros e você precisa saber como e porque utilizar a ferramenta.

Para o viajante, o Google Hotel Search funciona como um motor de busca e reserva de hotéis, pousadas e hostels. Há duas maneiras de ele conseguir as informações que busca: a primeira é acessando o site do GHS diretamente e a segunda, é fazendo uma pesquisa comum pelo buscador, utilizando o nome do destino.

Para o hoteleiro, a plataforma vem, principalmente, como uma oportunidade de melhorar suas reservas diretas. Por isso, explicamos neste post como o sistema funciona e quais as vantagens de utilizá-lo.

Como funciona o Google Hotel Search

O primeiro passo para ter seu hotel listado na ferramenta é cadastrá-lo no Google meu negócio e reivindicar a propriedade.

Após ter o cadastro ativo, você precisa fornecer ao Google três informações importantes:

  1. Descrição das acomodações;
  2. Tarifário de preço e calendário de disponibilidade;
  3. Motor de reservas utilizado pelo estabelecimento.

Se você tem um profissional de TI próprio, ele pode enviar esses códigos diretamente, do contrário, precisa de um motor de reserva parceiro do Google.

A partir do cadastro, seu hotel vai aparecendo automaticamente na listagem do GHS, dependendo da relevância para o usuário.

O sistema é pago?

Sim. Assim como você paga para anunciar em uma OTA, terá que investir no Google Hotel Search. Há diversas maneiras de investir na plataforma. As três mais comuns são:

  • Comissão por tarifação: aquela promoção de desconto que você faz pode levar seu hotel a ter mais vantagens nas pesquisas;
  • Custo por clique efetivo: com indicação do valor máximo pago por clique;
  • Multiplicadores: quando você filtra o perfil do usuário com, por exemplo, país de origem, período de hospedagem, quantidade de pessoas, tipos de dispositivos (os mobiles levam uma certa vantagem), etc.

Principais vantagens para o hoteleiro

Você pode se perguntar qual a vantagem de investir na ferramenta já que paga comissões pagas OTA’s conhecidas mundialmente, como é o caso do Booking. Nós listamos algumas:

Maior visibilidade para seu site

Você não aparece apenas no Google Hotel Search, mas no Google Flight e no Google Destinations, gerando uma visibilidade ainda maior para o seu negócio.

Melhora consideravelmente as reservas diretas

No final da pesquisa, o sistema mostra os principais canais de reserva e a opção de o usuário entrar em contato diretamente com você. Isso reduz consideravelmente as comissões para terceiros.

Pode ser reservado de todo tipo de dispositivo

Você consegue concluir a sua reserva pelo celular, computador ou tablet sem nenhum tipo de erro ou dificuldade. Estima-se ainda, que o Google Hotel Search possa se tornar um app exclusivo futuramente. Isso facilitará ainda mais a pesquisa do usuário.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *