Planejamento na Hotelaria: já definiu suas novas metas?
Como se preparar para os desafios do futuro? A resposta para essa pergunta é: tenha um planejamento. Definir metas, objetivos, prazos, além de saber quais métricas são importantes para guiar o negócio com segurança é a chave para manter o bom funcionamento do seu empreendimento.
Aliás, a falta de planejamento pode levar o hotel ou pousada a ter um posicionamento errado de mercado, além de não conseguir aproveitar todas as oportunidades do setor, tornando-o vulnerável frente à concorrência e as crises.
A seguir, vamos explicar como o planejamento estratégico para hotéis e pousadas pode ajudar no seu crescimento e oferecer algumas dicas para a sua criação ou para melhorar o planejamento existente.
Como o planejamento pode ajudar na hotelaria?
No setor de turismo e hotelaria, passamos por períodos de baixa demanda (sazonalidade), altas despesas fixas, aumento da concorrência, alto custo para manter o empreendimento funcionando, preços e descontos que variam, enfim, listamos apenas alguns dos vários riscos associados à operação de um negócio neste setor.
Se você não tem um plano de negócios e um planejamento estratégico definido ou atualizado, pode ser bem difícil lidar com todos esses riscos.
Dicas de planejamento estratégico para hotéis e pousadas
O planejamento estratégico é um dos temas comuns na gestão hoteleira. Ele é apresentado como um documento, criado para ajudar os donos de propriedades a simular, prever e planejar os próximos passos e ações que vão garantir o seu crescimento no mercado.
Se o objetivo do seu hotel ou pousada é triplicar o número de reservas diretas, dentro do planejamento, você irá definir como esse objetivo será atingido.
Confira os principais pontos que devem ser levados em consideração na hora de criar ou melhorar o seu planejamento.
- Tenha missão, visão e valores definidos
O seu estabelecimento hoteleiro tem missão, visão e valores definidos? Eles estão claros para você e sua equipe? Fortaleça sempre o propósito da sua empresa e veja se eles precisam ser criados ou alterados.
- Analise os ambientes internos e externos
Identifique o ambiente interno, ou seja, o que acontece dentro do seu meio de hospedagem. Veja quais são os pontos fortes e fracos. Além disso, pense também nas oportunidades e ameaças do ambiente externo.
Para entender mais sobre como fazer esse assunto, sugerimos a pesquisa pelo termo “Análise SWOT ou FOFA”, que é utilizada por muitos empreendedores e gestores dentro do planejamento estratégico.
- Definindo objetivos e metas claras e plano de ação
Depois de ter listado todos os pontos e criado ou melhorado a sua Matriz SWOT, chegou a hora de criar objetivos e metas, ações claras que serão executadas ao longo do ano.
Por exemplo, vamos supor que conseguiu identificar um novo nicho de mercado e criou como meta atender o nicho X e aumentar o faturamento em X% do seu hotel. Isso é uma meta clara e, a partir dela, você consegue criar estratégias e tarefas para sua equipe.
Não deixe de fazer um cronograma com prazos e responsáveis por cada tarefa. Assim, você fará um acompanhamento de tudo que acontece no decorrer do tempo, sem deixar nada para trás.
- Revise suas ações e faça um monitoramento constante
Veja se os objetivos estão sendo atingidos, se as ações estão dando resultados ou se precisa fazer alterações e melhorias no seu planejamento estratégico.
Pense sempre no planejamento do seu hotel ou pousada!
O planejamento estratégico é um documento que pode ser alterado ao longo do ano, à medida que ocorrem mudanças no seu negócio.
Ele será um guia para o hoteleiro que está disposto a executar e mudar os rumos do seu empreendimento. Para sua elaboração e andamento, é importante que todos (líderes e colaboradores) estejam engajados no cumprimento das metas.
O Hotel B2C contribui para o posicionamento de mercado e criação de estratégias de negócio para hotéis e pousadas.
Nós realizamos análises de mercado, dos competidores e do cenário, criamos estratégias, políticas de preços, fazemos avaliação e indicação das melhores ferramentas para a gestão hoteleira. Se precisar de auxílio nesta área, entre em contato conosco agora mesmo para marcarmos uma reunião!
Deixe um comentário