Venda Direta no Motor de Reserva dos Hotéis
Hotéis têm buscado cada vez mais formas de aumentar o faturamento, mas grande parte das estratégias atuais carregam consigo uma série de comissões que abocanham uma parte de suas receitas. Na verdade, os hotéis desejam vender somente ou pelo menos a maior parte em vendas diretas, aquela em que o hóspede compra diretamente do hotel. Mas não é isso que acontece.
Muitos hotéis ainda não utilizam o que a tecnologia pode oferecer e não compreendem o comportamento do seu público no mundo digital, o que pode lhe custar muito dinheiro.
Qual o motivo dessa estrutura existir?
A facilidade oferecida pelas OTAs aos clientes é um dos motivos. Em média, 76% das vendas online são feitas via OTAs e isso ocorre devido a facilidade e praticidade oferecida por essas agências online. Em questão de minutos é possível comparar além dos preços, também a localidade e o período em que se deseja hospedar.
Em tempos onde decisões são tomadas em instantes, esse modelo se encaixa perfeitamente para o momento atual, em que os clientes reúnem informações sobre serviços e preços com apenas alguns cliques.
Sendo assim, por que não fazer o mesmo e fornecer ao seu futuro hóspede a possibilidade de consultar diretamente com o hotel as opções de hospedagem, valores e formas de pagamento?
Para isso serve um motor de reserva. Entre as vantagens dessa ferramenta, podemos citar a possibilidade do serviço estar disponível 24h por dia, sem a necessidade de atuação de um funcionário, aumentando a credibilidade do hotel, a interação do cliente com seu site além de diminuir o risco do mesmo optar por outro estabelecimento enquanto aguarda uma possível resposta da equipe de atendimento.
Estratégias de venda direta x motor de reserva
Abaixo vamos listar algumas dicas de como aliar uma estratégia de venda direta a um motor de reserva:
1. Seu site e motor de reserva adaptados para dispositivos móveis
Em um estudo chamado “Travel Flash Report” realizado pela Criteo, em 2017, constatou-se que no Brasil, 37% das reservas onlines foram feitas via dispositivos móveis. Esse fato mostra a importância do hotel possuir uma versão mobile tanto do site quanto do motor de reserva, pois ao sair do site de uma OTA, por exemplo, a primeira coisa que seu futuro hóspede deseja é busca mais informações sobre o hotel em seu site. Outro ponto relevante é que 89% do tráfego de reservas de última hora é feito por dispositivos móveis. Daí a importância de se prover uma agradável experiência ao usuário no momento da compra por esses dispositivos.
2. Use as OTAs como aliadas
Muitas vezes, um hóspede conhece o hotel por outros meios, como uma agência de viagens online, e então decide acessar o site deste hotel para conhecer mais informações. Nesse momento é possível que o cliente realize a reserva através do seu site e não da agência. Isso ressalta ainda mais a importância da dica anterior. É necessário que haja um equilíbrio em suas vendas nas OTAs e reservas diretas.
3. Invista na Presença Digital do Hotel
Em um mundo cada vez mais digital, investir em marketing para hotéis não é luxo. É importante construir uma identidade digital de acordo com o seu público. Isso pode ser feito através do site, da interação com os clientes em redes sociais ou ainda investindo em estratégias de inbound marketing. O fato é que, em um ambiente tão competitivo como o de turismo, é importante estar o tempo todo próximo ao cliente. Confira mais no artigo Saiba direcionar os esforços para reservas diretas.
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