Como usar as OTAs para gerar mais reservas

Postado em 11 de junho de 2020 em Gestão de Vendas Online, OTA, Revenue Management
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De acordo com levantamento realizado pela Kantar IBOPE Media, no primeiro semestre de 2019, 92% dos viajantes brasileiros utilizaram a internet para programar sua viagem. Esse dado é importante por que entendemos o quanto a internet é essencial na hora de planejar as estratégias para conquistar mais reservas.

Nesse meio, as Agências de Viagens Online, no inglês OTA (Online Travel Agency), podem ser uma ferramenta estratégica na hora de fechar reservas. Elas atuam como empresas que trabalham na venda de passagens áreas, pacotes de viagens e hospedagem, além de locação de carros e roteiros. O objetivo delas é atrair os viajantes que procuram de forma prática reservar esses serviços online.

As OTAs funcionam como uma vitrine e os hotéis precisam pagar uma comissão em cima da reserva que foi vendida. Como essas empresas tem um investimento alto em publicidade e marketing acabam oferecendo uma visibilidade maior para o hotel. Por isso, é tão importante saber como as OTAs podem ajudar na geração das reservas.

As OTAs no Brasil e seu benefícios 

No Brasil, algumas OTAs se destacam dentre os viajantes brasileiros. De acordo com o site Panrotas, os oito aplicativos de viagens e turismo mais baixados no país são: Booking, Hoteis.com, Expedia, AirBnb, Trivago, Hoteis.com, Viajanet e Decolar. 

As OTAs conectam viajantes potenciais ao seu hotel e, portanto, podem oferecer alguns benefícios: para os hotéis menores, é possível competir com os grandes; Oferecem uma exposição da sua marca e ampliam o seu alcance, atraindo, inclusive, mais visitas para o site do seu hotel; Coletam dados sobre seus hóspedes e funcionam como uma prova social, quando expõem as avaliações dos clientes.

Como a OTA pode ajudar o meu hotel? 

Para que a OTA auxilie seu hotel, é preciso que essa parceria seja acompanhada ativamente, de modo a verificar se está sendo rentável mantê-la. O objetivo é que haja um aumento do número de reservas para o hotel já que elas conseguem alcançar seu público e trazer flexibilidade para o pagamento online, bem como são capazes de dar um up na marca de um hotel, com a publicidade.

Atualmente, ao pesquisar por “Hotéis em São Paulo”, no Google, por exemplo, várias OTAs aparecem posicionadas para o termo com anúncio patrocinado. Isso pode atrair o olhar dos viajantes que procuram conhecer alguns hotéis do estado com boas avaliações e de forma personalizada.

Se você cadastrou o seu hotel em uma OTA é essencial fazer a gestão deste canal procurando avaliar se há um equilíbrio entre as reservas, a rentabilidade e o custo. Tenha métricas e indicadores que o ajude a tomar as melhores decisões para que o seu estabelecimento possa conseguir mais reservas.

Se o seu objetivo é ter um relacionamento direto com seus clientes construa a sua presença online na internet, ou seja, tenha site e redes sociais. A OTA não deve substituir a presença da sua marca na internet, mas deve ser um complemento para suas estratégias.

Fazer a gestão destas OTAs é de vital importância para que seu negócio prospere nestas plataformas e aproveitar a “carona” e alavancar também suas vendas diretas. Para tanto é preciso entender a macânica e dinâmica dos algoritmos e de sua infinidade de robôs que avaliam sua propriedade diariamente. De acordo com seu conhecimento em fazer a gestão eficiente de como utilizar melhor e explorar todos estes recursos, seus resultados poderão ser expressivos e com isso calibrar suas estratégias de vendas diretas. Se você busca mão de obra que possa ajudar seu negócio se destacar dentro e fora das OTAs, a HotelB2C é formada por um team de experts neste assunto.

Veja os 05 Pontos de Atenção para Vendas na Crise do Coronavírus.

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