Hotelaria Independente: Mantenha-se competitivo!

Postado em 3 de julho de 2020 em Gestão de Vendas Online, Revenue Management
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Ser um hotel independente tem seus desafios, já que não há o apoio das grandes redes. O surgimento das novas tecnologias, intermediários, as mudanças no mercado podem se tornar obstáculos quando o gerenciamento não é realizado da forma correta. Por isso, o seu hotel precisa acompanhar as novas tendências e estar preparado para evoluir e transformar a forma como realiza a gestão. Continue a leitura e saiba mais sobre a hotelaria independente no Brasil!

A Hotelaria Independente no Brasil

Décadas atrás, a hotelaria praticamente era formada por hotéis familiares, e cada um possuía o seu diferencial. Hoje, com a presença das grandes redes nacionais e internacionais surgiu uma competição, não só entre hotéis independentes, mas entre as redes.

Na hotelaria independente não há o apoio das grandes redes, ou seja, elas precisam realizar a sua gestão e enfrentar a concorrência no setor. Para se manterem relevantes procuram oferecer benefícios e serviços exclusivos e personalizados de acordo com as necessidade dos hóspedes. Além disso, com o surgimento das plataformas digitais como o AirBnb, houve a valorização da forma como um quarto é apresentado para reserva, e os hotéis tiveram que competir também com essa plataforma colaborativa.

De acordo com Roberto Bertino, presidente da Rede Nobile responsável pelo 3º Fórum de Hotéis Independentes, 87,9% da oferta hoteleira do país é representada por hotéis independentes, isso significa que cerca de 9,2 mil hotéis no Brasil oferecem mais de 250 mil quartos diante de 1,2 mil hotéis de marcas nacionais e internacionais. É um dado bastante expressivo que mostra em números, a quantidade de independentes no país.

Esses hoteleiros precisam vencer a concorrência para se destacarem, além de avaliarem sua presença nas OTAs, já que surgem diversos intermediários; A formação de uma equipe eficiente também é um ponto a ser considerado, bem como saber divulgar o hotel por meio da internet que é cada vez mais usada para pesquisa de destinos e reservas.

Dicas para se manter competitivo

Existem benefícios em ser um hotel independente já que a tomada de decisões ocorre de forma mais rápida e o atendimento aos hóspedes tende a ser mais personalizado. Então, vale ficar atento às dicas para que seu hotel se torne mais competitivo:

  1. Invista em qualificação contínua de toda a equipe e mantenha-os engajados a atender as necessidades dos hóspedes;
  2. Tenha parceria com outros empreendimentos, ou seja, procure meios de hospedagem de outras cidades e crie um programa de fidelidade ou outro serviço que possa beneficiar a ambos;
  3. Tome suas decisões baseadas em dados, entenda seu consumidor e acompanhe seus concorrentes;
  4. Fique atento às novidades tecnológicas e saiba como implementar no seu hotel;
  5. Aprenda a promover a sua marca na internet, use chat, blog, redes sociais e mantenha todos os canais de atendimento disponíveis;
  6. Ofereça aos hóspedes benefícios e serviços personalizados de acordo com suas necessidades. Além disso, ajude-os a resolverem seus problemas e responda prontamente à uma dúvida ou crítica em sites de avaliações e outros canais;
  7. Faça uma boa gestão dos canais de venda (como as OTAs) da sua empresa para maximizar as receitas.

Com todas essas transformações acontecendo, cabe uma pergunta para análise: como você enxerga o seu hotel no futuro e o que falta fazer para que ele seja mais competitivo?

A HotelB2C tem um team de experts em RM (Revenue Management), somos uma empresa que trabalha para hotelaria independente com estratégias de distribuição e vendas online, especialmente com foco nas vendas diretas. Somos orientados por métricas e planejamento com foco em resultados. Faça um contato conosco, vamos marcar uma bate papo, podemos fazer uma apresentação para que seu hotel conheça nosso trabalho.

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