Inteligência Artificial, qual o impacto da tecnologia na Gestão de Receitas?    

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Será que você conhece todo o potencial da tecnologia AI (Artificial intelligence, ou do português,  Inteligência Artificial – IA) para a gestão de receitas do seu hotel? De acordo com o Instituto Global da McKinsey cerca de 70% das empresas adotarão alguma forma de IA até 2030.

É certo que esses elementos estão cada vez mais presentes no dia a dia do hoteleiro, quer seja por meio de um robô que conversa com os hóspedes que acessam o site ou através de serviços de concierge eletrônico utilizados na comunicação dentro do hotel, e até mesmo como base para a tomada de decisões, quando é realizada a análise de dados para descobrir novas tendências.

Aprenda neste artigo, qual o impacto da tecnologia e da IA na gestão de receitas (Revenue Management – RM).

Importância da Tecnologia e da IA no Gerenciamento de Receitas

De forma resumida, a Inteligência Artificial é o termo usado para definir os sistemas que imitam as funções dos seres humanos, tais como o raciocínio, a tomada de decisões, as percepções, a capacidade de resolver problemas, dentre outras.

Com a quantidade de informações que somos bombardeados diariamente, a tecnologia e a IA são um alívio para as atividades executadas em um hotel. Elas são capazes de oferecer ao futuro viajante uma experiência gratificante e personalizada, como a sugestão dos melhores preços em questão de segundos e ideais para a precificação das tarifas. Quando o hoteleiro entende essas estratégias e como elas podem facilitar na gestão de receitas, mais se aprofundam nesse conhecimento.

A IA é capaz de levar o Revenue Management para outro nível. Com ela a análise é mais rápida e eficiente e os dados são transformados de forma mais estratégica para a tomada de decisões sugerindo preços adequados para o aumento da tarifa média diária, busca de novos públicos, criação de promoções personalizadas e otimização da receita.

O que o profissional de RM deve saber?

Uma dúvida comum neste meio é se a Inteligência Artificial será capaz de substituir profissionais e eliminar cargos. Será que o Revenue Manager corre esse risco?

É importante entender que toda automação requer uma programação, ou seja, o sucesso de uma automação depende de como essa estratégia é conduzida, adicionando variáveis que contribuirão para sua eficiência. O Revenue Manager terá que dominar as estratégias e será responsável por se antecipar e tomar boas decisões em situações incomuns.

As ferramentas de Inteligência Artificial surgiram para dar um suporte ao RM, enquanto ele se dedica a outras atividades, sendo assim, este profissional deve se atualizar constantemente para que se destaque cada vez mais.

A inteligência artificial está presente em muitas recomendações demandadas pelas maiores OTAs (Agências Online: Booking.com, Expedia/Hotéis.com, Decolar), muitos dos relatórios  e suas métricas traçam tendências e possíveis cenários de resultados dependendo da tomada de decisão, que cada vez mais e com melhor interpretação pelos profissionais de RM.

Outros aliados são os PMS (Property Management System ou Sistema de Gestão de Propriedades), e tecnologias integradas como Channel Manager (Gerenciador de Canais) e Motores de Reservas, estão cada vez mais carregados de inteligência artificial, o que tornam cada vez mais rico os dados gerados pelos rôbos para as decisões e direcionamentos de estratégias baseadas em dados (IA). A decisão e comando é do RM, o piloto da “máquina”, junto com várias informações e KPIs definidos pelos gestores e administradores.

Como implementar a Inteligência Artificial no meu Hotel?

A Inteligência Artificial é capaz de substituir tarefas rotineiras como o check-in que pode ser automatizado para facilitar as operações, ou ainda RM, utilizando Big Data / BI, para descobrir em quais momentos pode-se oferecer promoções para o hóspede. Ou com a utilização de robôs, reconhecimento facial, motores de reserva inteligentes e pesquisa por voz para conhecer os interesses dos hóspedes e satisfazer suas necessidades. A IA é capaz de fazer previsões de demandas e recomendar as melhores estratégias para o gerenciamento da receita do hotel.

Quer saber mais sobre como o Revenue Management e a Inteligência Artificial podem melhorar os processos e a receita do seu hotel? a HotelB2C é uma empresa que oferece um team de experts em RM, como solução em terceirização para hotelaria independete, como o piloto destas tecnologias que podem ajudam seu hotel alcançar um patamar cada vez mais profissional da sua propriedade. Continue acompanhando o nosso blog e, caso tenha dúvidas, não esqueça de registrar seu comentário!

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