Principais KPI’s do Gerenciamento de Receitas
Como contribuir para a maximização das receitas do meu meio de hospedagem? Qual a melhor estratégia de preços a utilizar? Te responderemos mostrando 9 KPI’s importantes para o Gerenciamento de Receitas.
Os Indicadores-chave de Desempenho, Key Performance Indicator (KPI), trazem aos donos de estabelecimentos hoteleiros e gerentes de receita, informações importantes sobre como pode ser a gestão eficaz da receita de um meio de hospedagem.
Essas métricas podem ser úteis para qualquer área da empresa e dentro do Gerenciamento de Receitas, Revenue Management (RM), não poderia ser diferente. Ter KPI’s definidos nesta área será fundamental para que hoteleiros e gerentes acompanhem e melhorem seus resultados, a fim de contribuir para o sucesso da estratégia para otimização da receita.
Mas antes de começarmos a comentar sobre os principais indicadores de RM, vamos trazer uma definição dos termos.
O que são KPI’s de Revenue Management?
O Revenue Management (RM) ou Gerenciamento de Receitas nada mais é do que vender a acomodação certa, para o cliente certo, no momento e preços certos. Saiba mais sobre a definição do conceito de RM aqui!
Já os Indicadores-chave de Desempenho para RM são métricas que contribuem para que o hoteleiro possa analisar a situação do seu negócio e ainda ajustar sua estratégia e seus preços. Eles são indicados para que os donos de hospedagens façam a otimização dos seus processos e maximizem sua receita.
Os KPI’s do Gerenciamento de Receita
Se você ainda não está familiarizado com o termo Revenue Management (RM), Gerenciamento de Receitas, sugerimos a leitura do artigo “Seu Hotel está disposto a investir em Revenue Management”? e “Revenue Management (RM) para hotéis, pequenos passos, melhores resultados!” Agora vamos aos principais KPI’s e seus significados.
- Taxa de Ocupação (OCC): diz respeito a porcentagem de quartos ocupados em um período. Para chegar a essa taxa, calcula-se o número de quartos ocupados pelo total de quartos no estabelecimento. Com ela, é possível saber qual a eficiência do hotel em relação ao espaço disponível, bem como combinar com outras métricas para definir a melhor estratégia de preços;
- Taxa Média Diária (ADR): indicador ideal para verificar a lucratividade do hotel e definir as melhores estratégias de venda. Encontra-se o indicador que mostra a diária média por quarto num período, dividindo a receita total dos quartos pelo número de diárias vendidas;
- Receita por quarto disponível (RevPAR): para entender se as suas acomodações estão dando lucro, divide-se a receita gerada pelas diárias, ou multiplicando a ADR pela Taxa de Ocupação;
- Receita por quarto ocupado (RevPOR): divide-se toda a receita obtida nas diárias pelo número de quartos ocupados. Aqui considera-se mais a receita gerada nos quartos em utilização, diferente da ADR, incluindo, por exemplo, despesas com lavanderia e outros serviços;
- Lucro operacional bruto por quarto disponível (GOPPAR): indicador importante, pois ele é usado para analisar o lucro operacional bruto de todos os quartos do hotel (ocupados ou não). Divide-se o lucro operacional bruto pelo número total de quartos;
- Lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA): mostra o lucro da acomodação. Subtrai-se todas as despesas da receita total. Demonstra a rentabilidade operacional diária de um estabelecimento, após retirar-se as taxas de juros, impostos e outras;
- Receita total por quarto disponível (TRevPAR): ideal para medir o desempenho geral do estabelecimento. Inclui todas as despesas dos quartos, gastos com restaurantes e outros serviços do hotel. Divide-se a receita total pelo número de quartos disponíveis no período.
- Receita líquida por quarto disponível (NRevPAR): está concentrado na receita líquida, dividindo-se os custos de distribuição da venda dos quartos pelo número de quartos disponíveis. Antes do cálculo, deve-se deduzir os custos relacionados à venda do quarto da receita recebida de quarto;
- Receita média por conta (ARPA): mostra o valor médio da receita gerados pela conta do hóspede no período. Para encontrar o valor, divide-se a receita recorrente mensal pelo número total de contas. Este indicador mostra o valor médio dos clientes existentes e dos novos.
Obs.: Todos os indicadores foram apresentados em suas siglas em inglês e trouxemos os conceitos básicos para que você possa escolher o melhor conjunto de métricas para sua hospedagem.
Entender esses indicadores e a sua importância dentro do Revenue Management é essencial para que gestores e hoteleiros possam garantir um crescimento mais robusto para o meio de hospedagem e assim, fazerem escolhas mais sábias no momento de definirem suas estratégias.
Deixe um comentário