SEM e SEO: o que é e importância para o seu hotel

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Todo dono de hotel sonha em ver o seu estabelecimento aparecendo na primeira página do Google para os termos mais pesquisados por seu visitante. Mas saiba que não existe apenas esse buscador, apesar dele ser o mais utilizado, existem outros mecanismos de pesquisa, tais como Yahoo, Bing e Baidu, e eles não ficam fora do trabalho de SEM.

Para conquistar boas posições, dependendo da concorrência dos hotéis e até mesmo das OTAs que aparecem sempre na primeira página, é importante começar um bom trabalho de SEM e SEO. Pode ser que não tenha conhecimento sobre esse assunto, e por vezes, fique perdido, mas compreender como se beneficiar dessas técnicas já é o primeiro passo para dar visibilidade ao seu hotel na internet. Por isso, preparamos esse artigo para ajudá-lo a entender sobre os principais termos que fazem parte deste universo.

O que é SEM? 

SEM, Search Engine Marketing (Marketing de Mecanismos de Buscas), envolve todas as técnicas relacionadas a mecanismos de busca que contribuem para que um site tenha mais visibilidade na internet, tanto em motores de busca, quanto nas redes sociais. Assim, dentro do SEM, todas as técnicas de SEO, SEA e SMO são estudadas.

SEM, ou Search Engine Marketing, é um conjunto de técnicas de Marketing na Internet que tem por objetivo a promoção de um website nas páginas de resultado (SERPs) de um buscador (ex. Google, Yahoo, MSN, etc…). Basicamente, o SEM se divide em duas categorias:

  • SEO (Search Engine Optimization) que objetiva a otimização de palavras-chave, através da exploração do conteúdo, links, para as redes sociais, a estruturação adequada na arquitetura do site, On page e Off page, Usabilidade do sit, Uso correto na linguagem Javascript e Flash, todo este conjunto de ações tem um peso importante para otimizar resultados nas páginas (SERPs) de buscadores. Podemos dizer que o SEO é um investimento em técnicas que a médio e longo prazos vão impactar com o aumento do tráfego no site no SEM.
  • Links pagos,podem ser links patrocinados (ex: Adwords, do Google) ou outra forma é a inclusão paga. Os links pagos, modelo chamado PPC (Pay per click), é quando você paga pela quantidade de cliques que recebe. Já a inclusão paga, é uma técnica de direcionamento e exibição de links no seu site, seja em um diretório ou sites de assuntos relacionados ao seu site. As duas técnicas são importantes, a diferença são os resultados no curto e médio prazo, sendo que os links pagos tendem a estagnarem a medida que se aram os investimentos.

O que é SEO? 

O SEO, Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca), se refere as técnicas que permitem melhorar a posição de um site nos resultados orgânicos, ou seja, de forma natural. São resultados que aparecerão devido a sua relevância, dependendo das palavras-chaves que são utilizadas e conforme a classificação dos algoritmos do buscador. Assim, você não precisa pagar como nos links patrocinados, pois esses algoritmos decidem o que deve aparecer na primeira página. 

Dentro do SEO, você ainda pode se deparar com os termos SEO On page, que são as ações realizadas dentro do seu site, como alterações e atualização de conteúdo, inserção de palavras-chave, otimização de imagens, alteração de urls, etc.; e o SEO Off page que são todas as ações realizadas de forma externa, tais como link building (adquirir links de sites de terceiros).

Dica: utilizar as técnicas de SEO requer um acompanhamento, ou seja, ao aplicar corretamente após alguns meses verá que os resultados lhes serão apresentados. O processo não é tão rápido como quando se utiliza os links patrocinados.

Outros termos importantes

  • Search Engine Advertising (SEA): trata da compra de espaço de publicidade na Web, utilizando ferramentas como o Google Ads, para criação de anúncios e links patrocinados. Uma maneira paga e rápida para trazer tráfego para o site;
  • Social Media Optimization (SMO): é o posicionamento de um site nas redes sociais para atrair novos seguidores. Testar a frequência de publicações, melhor horário da audiência, fazer reciclagem de conteúdo e fazer integração com outros canais são algumas das estratégias. Dentre as plataformas de mídia social mais populares estão o Facebook, o Instagram, o Twitter, o Linkedin, o Youtube e o Google Plus. O hoteleiro deve escolher com sabedoria em qual plataforma focar seus esforços para trabalhar o marketing do seu hotel.

Tem dúvidas sobre o tema? Envie-nos! O HotelB2C trabalha com Marketing Digital focado nessas estratégias, assim, caso queira implementar em seu site, não deixe de nos procurar!

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