Storytelling: A arte de contar histórias para hotéis

Comente!

Como seria contar uma história sobre o seu hotel? Se ainda não parou para pensar nisso, saiba que uma boa história sempre foi uma forma de fazer conexões. Através da narrativa de uma história valiosa, é possível se relacionar com seu hóspede. Vamos mostrar o significado de storytelling, seus principais elementos e como ele pode ser usado no seu hotel!

O que é Storytelling?

Storytelling (no inglês “story”, significa história, e “tell”, contar ou narrar) é uma expressão que pode ser definida de forma simples como a arte de contar histórias. Um dos autores mais lembrados quando se trata deste assunto é Joseph Campbell que criou o termo “Jornada do Herói”, em seu livro O Herói de Mil Faces. Essa jornada é uma famosa estrutura utilizada em romances, lendas e diversas outras narrativas. Posteriormente, ela foi adaptada e passou a ser a base para os filmes da Disney inspirando profissionais na literatura, teatro, cinema e marketing. 

As histórias são usadas para criar conexão de forma mais profunda e envolvente. No mundo dos negócios, elas precisam ser contadas de forma autêntica para que sejam capazes de gerar vendas e estabelecer conexões. Percebe-se que elas têm um poder muito grande de engajar e atrair um público. Alguns exemplos de storytelling para se inspirar são usados pelas redes Shangri-la Hotels and Resorts, Taj Hotels e The Ritz-Carlton.

Como contar uma história do hotel ou pousada?

Pense nos personagens, conte a história com começo, meio e fim. Pode ser a história do dono do hotel, do surgimento do seu estabelecimento ou dos seus hóspedes, como um pedido de casamento, uma lua de mel, um final de semana inesquecível ao redor da piscina. 

Dicas de Storytelling para Hotéis

O storytelling para hotéis é capaz de aumentar a receita e o valor do estabelecimento para os viajantes. Mas é necessário saber contar uma boa história, não apenas usando essa estratégia como marketing para atingir um objetivo, mas sim, conectando o seu hotel ao público da forma certa. Por isso, nós listamos algumas dicas de como usar o storytelling dentro do seu estabelecimento.

    • Use recursos visuais: conte uma história através de fotos e vídeos. O uso de imagens pode tornar sua narrativa poderosa e atraente;
    • Tenha autenticidade: muitos consumidores já conhecem os truques antigos usados por marketeiros. Assim, use essa estratégia de forma autêntica para criar a conexão certa;
    • Conheça seu público: as experiências dos hóspedes podem contar histórias. Use-as como prova social e mostre os momentos que os seus hóspedes passam no hotel. Sabendo compartilhar esses momentos, você, certamente estará aumentando a receita do seu estabelecimento;
    • Selecione as plataformas de divulgação: sua história pode ser contada na página do seu hotel, através de um blog, um canal no YouTube, nas redes sociais ou outra plataforma. Obtenha o máximo dos canais e interaja com seus seguidores.
    • Seja criativo: existem muitas formas de contar uma história, consulte as redes sociais, veja como seus concorrentes estão fazendo e como pode fazer melhor! Caso ainda não se sinta preparado para construir uma boa narrativa, contrate empresas especializadas para criar e divulgar sua história.

De fato, as experiências e as emoções causadas pelo simples ato de viajar já são enormes, e quando o estabelecimento hoteleiro consegue fazer com que o hóspede sinta-se bem em sua hospedagem é melhor ainda. Com certeza, ele vai querer contar histórias sobre sua marca.

O que você acha desse assunto? Já utiliza o storytelling para contar histórias sobre o seu hotel ou pousada? Como tem sido a experiência? Compartilhe conosco nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *