Como fazer uma boa gestão hoteleira?

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Realizar uma boa gestão hoteleira é essencial para otimizar os processos e elevar a produtividade. Isso porque ela impacta diretamente na administração e no atendimento. Elevando as chances de oferecer uma experiência positiva aos clientes.

Porém, engana-se quem pensa que essa é uma tarefa fácil. Na verdade, os gestores se deparam com uma série de desafios no dia a dia. Uma vez que precisam lidar tanto com questões financeiras e estruturais, quanto diretamente com os hóspedes.

Trabalhar no gerenciamento de hotéis não é uma tarefa simples. Isso se justifica, principalmente, pelo fato de existirem diversos processos. E, ainda, pelos clientes não serem sempre os mesmos. Logo, é preciso manter um padrão de qualidade a longo prazo. 

Esteja sempre aberto a novidades

Um hotel, bem como a equipe de administração e recepção, precisam estar cientes de que vão lidar com clientes diversos. Logo, é essencial estar pronto para isso. 

Você pode oferecer cardápios inspirados em culinárias de diferentes lugares do Brasil e do mundo, por exemplo. Assim como incentivar os recepcionistas e demais funcionários a estudar novos idiomas.

Além disso, lembre-se de oferecer opções de lazer para diferentes faixas etárias. Sempre se adaptando às novidades do mercado.

Conheça o perfil dos seus hóspedes

Essa dica está diretamente relacionada ao que acabamos de dar acima. Mesmo que você atenda públicos muitos distintos, ainda assim é possível traçar um perfil. Pergunte-se:

  • A maioria é turista que está visitando a sua cidade? 
  • Tratam-se de pessoas que viajam a trabalho? 
  • Qual é a idade média dos hóspedes? 
  • Como eles chegaram até o seu hotel?

 

A última questão em específico, é essencial. Isso porque possibilita que você direcione suas ações de comunicação e marketing. 

Tenha uma equipe de confiança

É preciso muita organização para conseguir gerir bem um hotel. Por isso, ter uma equipe de confiança é um passo essencial. Afinal, é ela que irá:

  • Controlar o pessoal;
  • Atender as necessidades de todos os hóspedes;
  • Fazer as reservas;
  • Organizar a programação;
  • Garantir a limpeza dos ambientes;
  • Realizar todas as demais atividades. 

 

Assim sendo, tenha um time engajado para que tudo no hotel funcione nos eixos. Sem que qualquer responsabilidade fique para trás.

Fique atento aos feedbacks

Esteja atento ao que os clientes e até mesmo funcionários têm a dizer sobre a estadia e funcionamento do hotel. Afinal, muitas dicas de gestão podem advir de simples sugestões, mas que podem melhorar muito o seu negócio. 

 

Busque melhorar a posição em sites de reserva online

Em tempos em que a internet se destaca como forma preferida de compra, garantir uma boa posição nos sites de reserva online é quase que uma obrigação dos hotéis.

Assim sendo, é importante marcar presença nesse tipo de página. Assim, quando uma pessoa busca por “hospedagem na cidade X”, por exemplo, o seu hotel passa a ter destaque sobre os concorrentes.

Esteja presente nas mídias sociais

Lembra que falamos sobre a importância de saber como os seus hóspedes chegaram até você? Pois, através das suas pesquisas, você pode perceber que eles encontraram o seu negócio através das redes sociais. E, portanto, que precisa investir cada vez mais pesado nelas.

Muitos estabelecimentos que prestam atendimento ao público relutam em entrar nesse tipo de canal. Geralmente, por medo que as páginas se tornem alvo de reclamações. Realmente, isso pode acontecer. Porém, lembre-se que até comentários negativos são úteis para que você promova melhorias. 

Logo, esteja presente nas redes sociais. Dessa forma, você administra o que falam do seu hotel. Assim como pode responder questões sobre ele ou prestar esclarecimentos. Além disso, as mídias sociais também são uma excelente ferramenta de divulgação na internet.

 

 

 

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