Transformação Digital no Turismo: O que você precisa saber?

Comente!

Como a transformação digital está impactando o setor hoteleiro? Será que o seu hotel está preparado para ela?

É fato que tanto grandes redes, quanto hotéis independentes que não se atualizam e não estão por dentro das novidades do mundo digital estão correndo um sério risco. Por isso, vamos explicar o que é transformação digital e dar 4 dicas para prepará-lo nessa nova era! Vamos lá?

O que é Transformação Digital? 

A transformação digital na hotelaria é o processo onde os hoteleiros utilizam a tecnologia na reinvenção de seus negócios. De acordo com Marta Poggi, especialista em Marketing Estratégico e Turístico, a transformação digital melhora os processos operacionais, (incluindo especialmente distribuição e vendas online) gerenciais, as experiências e os resultados como todo do hotel.

A transformação digital já era importante antes da pandemia e tem se mostrado essencial em diversos segmentos. No mundo pós-pandemia, um dos objetivos principais dos hoteleiros tem sido recuperar a confiança de seus clientes e garantir que o destino escolhido e a hospedagem são locais seguros. E a tecnologia é capaz de contribuir para que essa segurança seja ainda maior.

4 Dicas sobre Transformação Digital para Hoteleiros 

Quer mudar a forma com que o seu negócio está estruturado? A transformação digital também tem a ver com mudança de cultura. Confira algumas dicas importantes e inteligentes para que você se destaque! 

  1. Marketing Humanizado para Hotéis

Que tal utilizar os dados ao seu favor e entender mais quais são as necessidades, desejos e dores de seus futuros hóspedes. Com base nisso, você pode traçar uma estratégia capaz de apresentar sonhos e possibilidades para os viajantes e não apenas ofertas e promoções. Isso faz parte do Marketing Humanizado, que busca criar uma conexão com o viajante.

  1. Experiências Personalizadas

As pessoas buscam experiências personalizadas e a automação é uma das formas de fazer isso. Um site com um robô que ajude no atendimento poderá tirar as principais dúvidas do seu futuro hóspede. O contato que ele deve realizar com o cliente deve ser humanizado e o mesmo deve encontrar facilmente as páginas mais importantes do seu site. Além disso, robôs também podem ser utilizados para a desinfecção de ambientes.

  1. Automatizar para agilizar os processos 

O PMS (Property management system)  sistema de gerenciamento de propriedade ou o sistema operacional do hotel, são sistemas que conectados com o motor de reservas do hotel facilitam o check-in online, liberando chaves virtuais para que o hóspede não precise usar chave física ou até mesmo cartão, mas apenas o celular para abrir a porta do quarto, são alguns exemplos que podem contribuir para maior rapidez e segurança. Empresas de PMS como o TDF (Tô de Férias)  tem expertise com estas tecnologias para auxiliar sua propriedade com excelentes relatórios gerencias para tomada de decisão, multi propriedade, integração com outras atividades do hotel, como bar e restaurante, e um ótimo custo x beneficio por exemplo.

  1. Presença Online e Reputação 

Tenha uma presença online sólida, esteja presente na vida dos viajantes todos os dias. Use o Google Meu Negócio, o TripAdvisor, as redes sociais, site, blog e outras plataformas para divulgar novidades e campanhas que realiza em seu hotel. Tenha estratégias que ajudarão a melhorar sua presença online e também cuide de sua reputação em sites de OTAs e outros. Lembre dois principios básicos para o seu negócio que funcionam desde que o conceito de capital e livre mercado, “Quem não é visto, não é lembrado!” e “Reputação, você não compra, você conquista!”, portanto Marketing Digital e a Gestão de Reputação são imprescindíveis.

Conclusão: Invista na Transformação Digital!

A transformação digital chegou para ficar e as facilidades proporcionadas por ela vieram para trazer conforto e melhorias ao setor. Aliás, ela veio para ser uma aliada no mundo pós-pandemia.

As medidas que facilitam a experiência dos hóspedes estão evoluindo. E pensando nisso, é importante fazer a seguinte pergunta: como iniciar a transformação digital no meu hotel?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *