Como o Marketing de Relacionamento pode ajudar na fidelização?

Postado em 19 de julho de 2021 em Marketing Digital, Marketing Digital Hotéis
Comente!

O Marketing de Relacionamento surgiu para fidelizar clientes e é uma ótima estratégia para vender. Mas muito mais do que vendas, esse marketing contribui para a construção de uma marca e a criação de autoridade no segmento de hotelaria. Quando você, dono de um hotel ou pousada, tem um bom relacionamento com seu hóspede, ele é capaz de indicá-lo para outros viajantes, sem dúvida!

Já parou para analisar comentários em sites como Booking e TripAdvisor para saber como os hóspedes avaliam? Por exemplo: “Me hospedei aqui várias vezes e, com certeza, farei sempre, pois o atendimento é de qualidade!”. Com certeza, o hóspede que escreveu isso se sentiu especial e teve uma experiência incrível, fazendo com que ele buscasse novamente as comodidades do estabelecimento.

Para ajudar você a entender a importância do assunto, trouxemos esse conteúdo sobre marketing de relacionamento, o que é, quais seus benefícios e como aplicá-lo. Vamos lá?!

O que é Marketing de Relacionamento?

O Marketing de Relacionamento é um termo que surgiu na década de 90 e consiste em uma estratégia usada para atrair o público certo e criar uma relação com o cliente. Dentro deste conceito, os seguintes tópicos também são abordados: construir e disseminar uma marca; gerar autoridade no mercado, gerir o relacionamento com o público nos diferentes canais de comunicação da empresa; tornar a comunicação mais próxima com o Perfil de Cliente Ideal e contribuir com a Automação de Marketing por meio dos contatos. 

O principal objetivo do Marketing de Relacionamento é conseguir novos clientes, fidelizar os existentes e torná-los fãs da marca. Ou seja, apresente algo ao seu hóspede que ele não encontrará em nenhum outro estabelecimento, assim ele se tornará fiel aos produtos e serviços que você oferece, retornará mais vezes e ainda fará uma indicação para amigos e familiares. Sem essa estratégia, ele é capaz de visitar uma vez e nunca mais voltar, o que seria decepcionante!

Quais os Benefícios do Marketing de Relacionamento?

Vamos conhecer 4 benefícios de utilizar o Marketing de Relacionamento em seu hotel ou pousada: aumentar o faturamento, já que com os clientes satisfeitos, retornarão ao estabelecimento para usufruir dos produtos e serviços; Ganhar vantagem competitiva, com hóspedes fazendo indicações, terá um hotel mais competitivo e ainda haverá uma redução nos gastos com publicidade; Aumento da satisfação dos clientes; E, ainda, menos problema com atendimento, já que trabalhará para garantir o sucesso da comunicação com seu hóspede.

Como aplicar Marketing de Relacionamento no Hotel ou Pousada?

Quando a empresa tem uma comunicação estruturada, ela consegue criar um bom relacionamento com o cliente e ainda oferecer um pacote de benefícios e vantagens. Para aplicar a estratégia dentro do seu negócio, uma das ferramentas importantes é o CRM (Customer Relationship Management – Gestão de Relacionamento com o Cliente). Com ele terá o controle dos seus hóspedes, manterá contatos realizados e muito mais. 

Outras ferramentas e estratégias são através das Redes Sociais (ao receber e enviar mensagens), o E-mail Marketing (com conteúdos relevantes e promoções de fidelidade, brindes, tarifas especiais, etc.) e através do Marketing de Conteúdo (criando um material rico e relevante para o seu público sobre o destino e as novidades do hotel). Lembrando que é necessário fazer um bom uso dos dados e informações dos seus clientes para tornar o seu hóspede fidelizado!

Então, gostou do conteúdo e quer melhorar o relacionamento com seus hóspedes? Entre em contato conosco! O Hotel B2C é especializado em construir soluções inteligentes para que você conquiste mais vendas e ainda tenha um relacionamento sólido com seus clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *